Alta de preços foi de 6,83% no acumulado deste ano no Brasil
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A inflação de julho foi um pouco menor do que a de junho em 10 das 14 localidades pesquisadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anunciado ontem pelo IBGE. No entanto, a inflação de julho cresceu com relação ao mês anterior nas cidades de Campo Grande, Goiânia e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Na Grande São Paulo, o percentual permaneceu igual (0,79%). O acumulado de 2015 para o Brasil (até julho) foi de 6,83%, superando toda a alta de preços registrada no ano passado, quando ficou em 6,41%.
No País, o acumulado até julho (6,83%) foi a maior desde 2003. A inflação voltou a subir forte neste ano pressionada pelo choque das tarifas reguladas pelo governo, como energia elétrica, água e esgoto, transporte, combustíveis e loteria.
O dólar mais caro e o preço dos alimentos que não cederem em meados do ano, como de costume, também ajudaram a acelerar a inflação ao longo deste ano. No Brasil, a alta dos alimentos foi de 10,52% no acumulado dos últimos 12 meses (até julho).
Ainda no mês passado, a alta da energia trouxe impacto para a inflação em Curitiba (11,4%), São Paulo (11,11%), Campo Grande, Belo Horizonte e Brasília. Nas três últimas, a energia subiu devido ao aumento de impostos. Na média do País, a energia elétrica ficou 4,17% mais cara em julho, liderando as contribuições individuais com 0,16 ponto percentual do IPCA nacional.
O IPCA mede a inflação registrada para as famílias que têm rendimentos entre 1 e 40 salários mínimos mensais.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário