Alunos da rede pública criam projetos em parceria com a comunidade nas escolas pernambucanas

1Quando Aramis Felipe, 17 anos, fala em circuitos elétricos, geração de energia e capacitor eletrolítico, os olhos brilham com a força de um sonho. Ele deseja ser engenheiro eletricista e, para que isso aconteça em breve, não perde uma aula de física. O jovem é um dos estudantes que fazem parte do projeto Acenda essa ideia, que, desde 2013, desenvolve lâmpadas LED dentro  dos laboratórios da Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, no Recife. A atividade é um exemplo de experiências pensadas dentro da sala de aula em escolas da rede pública e concebidas para a comunidade.
Orientados pelos professores Carlos Humberto, de física, e Maria Daniele, de biologia, os alunos desenvolvem o material em LED a partir da recuperação de estruturas velhas de lâmpadas fluorescentes. O material é recolhido na vizinhança. A campanha é um exercício de sustentabilidade e criatividade. “Todo esse projeto é pensado sobre o prisma da interdisciplinaridade”, aponta Maria Daniele. A recompensa é vista no desempenho da rapaziada. “No laboratório, tenho esse contato com a prática daquilo que eu aprendo na sala de aula. Consigo visualizar bem toda a parte teórica”, explica Aramis.

O raciocínio é o mesmo aplicado pela Escola Técnica de Palmares, na Mata Sul do estado. Estudantes do curso de mecânica desenvolveram um projeto em que a energia é gerada a partir de uma pedalada, chamado EcoBike. O processo é simples: eles recolhem bicicletas velhas e instalam o motor que vai gerar a energia. Até o momento, é apenas uma experiência, mas já serve de inspiração para futuras ações. A ideia é que o sistema ajude na geração e economia de energia elétrica para trabalhadores rurais e até mesmo estabelecimentos comerciais, como academias, que usam as famosas bicicletas ergométricas. “Na cidade, temos uma rede muito defasada, com quedas constantes e que prejudicam nossos eletrônicos. Esse projeto pode servir como sistema complementar nas residências”.
Em Bezerros, no Agreste, seis alunos da Escola Técnica criaram o aplicativo oficial do Festival de Inverno de Garanhuns desse ano. O material foi baixado por mais de 1,2 mil pessoas. Os estudantes desenvolveram o aplicativo em três semanas e usaram os equipamentos do laboratório da própria escola. A experiência já foi um aperfeiçoamento de outro exercício, em fevereiro, com um guia para o carnaval de Bezerros. “Esses projetos são muito importantes porque os alunos começam a buscar uma formação conectados com a população, não reduzindo o ensino à sala de aula, mas ampliando para a  comunidade onde vivem. Essa conexão é muito importante”, defende o professor de Mecânica Teodorico Neto, orientador do EcoBike.
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.