Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta para baixa umidade no Sertão do Estado. A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% no período da tarde em grande parte da região nos próximos dois dias, com temperaturas acima de 36°C.
Os menores valores de umidade relativa do ar foram registrados no sábado (26) em Serra Talhada (13%), Ouricuri (17%), São José do Egito (17%), Ibimirim (18%), Araripina (19%) e Petrolina (19%). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.
De acordo com a Apac, a presença de uma massa de ar seco sobre o Sertão inibe a formação de nuvens e propicia a elevação das temperaturas, com redução da umidade relativa do ar no período da tarde. Ainda segundo a agência, a baixa umidade pode causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
A dica é abusar do líquido, tomar muita água, sucos naturais, etc. Em ambientes fechados use um recipiente com água para umedecer os espaços ocupados.
Fonte: Edenevaldo Alves
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário