Apesar de pressão do Brasil, Mercosul e UE não definem data sobre acordo

1A União Europeia e o Mercosul definiram em Bruxelas que a apresentação das propostas para um acordo de livre comércio deverá ser feita até o último trimestre deste ano, sem estabelecer, no entanto, uma data específica para tanto.

O cenário agrada UE e Argentina, mas frustra o discurso da presidente Dilma Rousseff na Bélgica de que o Mercosul, sobretudo o Brasil, estava pronto para apresentar em julho as ofertas para fechar logo uma negociação que se arrasta há 15 anos.

Após uma reunião nesta quinta (12) com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a comissária de negócios da UE, Cecilia Malmstrom, afirmou que os processos técnicos levam a discussão a ser concluída até o fim deste ano.

Os europeus argumentaram, entre outras coisas, que precisam consultar seus 28 membros, além do fato de que os meses de julho e agosto são oficialmente período de férias na região.

As ofertas, em tese, devem ser trocadas ao mesmo tempo, ou seja, somente quando o bloco europeu estiver disponível.

Por outro lado, o prazo atende também a um desejo da Argentina, que pressionava para que o tema fosse discutido somente depois das eleições locais, marcadas para outubro.

Nesta quinta (11), antes de deixar Bruxelas, Dilma afirmou que não saía do encontro insatisfeita.

“Não saio frustrada. Isso não significa que não terá data. Eles (UE) têm de olhar as condições deles, consultar seus membros, e fazer a mesma proposta”, afirmou aos jornalistas ao deixar a cúpula entre União Europeia e Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe), motivo oficial da viagem a Bruxelas.

“Acordos bilaterais podem ser difíceis para qualquer país ou qualquer região. O que é preciso é ter disposição de fazer”, destacou a presidente.

CRISE COM ARGENTINA

Dilma minimizou as divergências com a Argentina em relação ao tema. Apontada como entrave protecionista das negociações, a presidente Cristina Kirchner não compareceu a Bruxelas.

Dilma se irritou quando foi questionada se havia perdido a paciência com o país vizinho. Segundo ela, é “desrespeitoso” essa tipo de abordagem sobre o assunto por parte da imprensa. “É visivelmente uma conversa de quem acha que a culpa é sempre dos latino-americanos. Me desculpa”, afirmou.

“Essa visão de que o governo perdeu a paciência com a Argentina não representa jamais o que o governo brasileiro pensa. Não existe motivo para a Argentina não ir conosco”, disse a presidente.

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.