Atracamento de barquinhas na orla de Petrolina e Juazeiro poderá ficar mais complicado devido à baixa do Lago de Sobradinho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Já é notória a dificuldade que as embarcações que fazem a travessia Juazeiro/Petrolina enfrentam diariamente na hora de atracar às margens do Rio São Francisco, nas duas cidades.
Devido ao baixo nível do Velho Chico, as barquinhas estão parando cada vez mais distantes, o que tem ocasionado transtornos aos passageiros, que muitas vezes sujam os pés ao descerem das embarcações.
Tanto em Juazeiro quanto em Petrolina, a água já recuou bastante da margem do rio desde o final de 2014. Em Petrolina, a situação é ainda pior por conta da poluição nas proximidades de onde as barquinhas atracam. As baronesas, retiradas há poucos meses, já estão reaparecendo, e esse problema também pode afetar a parada das embarcações.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, que libera suas águas no Rio São Francisco, está com apenas 21,26% de sua capacidade.
Redução da vazão
Na última quinta-feira (28), a Agência Nacional das Águas (ANA) publicou, no Diário Oficial da União, uma resolução que prorroga até 30 de junho a redução da descarga mínima do reservatório de Sobradinho, de 1.300 para 1.100 metros cúbicos/segundo nos períodos de carga leve, entre a meia-noite e as 7h, durante a semana e o dia inteiro nos domingos e feriados. Vale ressaltar que a redução da vazão do lago para 900 metros cúbicos/segundo já estava sendo praticada, devido a uma autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
Fonte: Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário