Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A partir do dia 17 deste mês, os clientes que têm imóveis com financiamentos ativos na Caixa Econômica Federal não poderão mais contratar outro empréstimo imobiliário. A medida vale para bens financiados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que está sendo afetado pela redução de depósitos e aumento da retirada da poupança.
Segundo informações repassadas pelo banco ao Jornal do Commercio, atualmente, o cliente pode ter um financiamento no SBPE ativo e contratar um novo crédito. A partir do próximo dia 17, isso não será mais possível. O usuário terá que quitar o financiamento antes de contratar um novo.
Em nota, a Caixa informou que a nova restrição atinge apenas 2,4% dos financiamentos disponíveis. Isso porque dificilmente um cliente financia mais de um imóvel no banco com recursos do SBPE.
A instituição reiterou que o “foco” do banco em 2015 é o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular, por meio do Minha Casa Minha Vida ou com recursos do FGTS. Nesses casos, não houve nenhuma alteração. Os critérios continuam os mesmos. Vale lembrar que os “recursos do FGTS” referem-se ao fundo em si, e não à conta individual do cliente, cujo uso também não muda.
O saldo do FGTS acumulado pelo trabalhador (feito a partir de contrato de trabalho formal, com depósitos mensais feitos por empregadores) pode ser usado para amortizar ou a dívida do financiamento imobiliário, desde que dentro das exigências do conselho curador do fundo. Entre elas, está a obrigação de o titular não ter outro imóvel em seu nome. Clique aqui para saber mais.
“A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular – operações do Minha Casa Minha Vida e recursos do FGTS. A CAIXA reforça que estas operações de habitação popular não tiveram nenhuma alteração.
A CAIXA esclarece que os financiamentos com recursos da poupança (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE) estão sendo operados normalmente nas agências do banco. No entanto, a CAIXA informa que a partir do próximo dia 17 de agosto não realizará concessão de novo financiamento aos clientes que já possuam financiamento habitacional ativo no SBPE, nas modalidades para aquisição de imóvel novos ou usados. Essas operações representam apenas 2,4% da quantidade de financiamentos concedidos pelo banco”.
RESTRIÇÕES – Ao longo do ano, o banco adotou diversas restrições aos financiamentos do SBPE. Em janeiro e em abril, a Caixa aumentou os juros das linhas de crédito. Também em abril, o banco reduziu, de 80% para 50% do valor, o limite máximo de imóveis usados que pode ser financiado.
Por meio do SBPE, os bancos financiam imóveis novos ou usados com saldo da caderneta de poupança. No entanto, a aplicação financeira tem registrado recordes negativos em 2015. No primeiro semestre, as retiradas superaram os depósitos em R$ 38,5 bilhões, o pior resultado desde o início da série histórica, em 1995.
A Caixa é a principal instituição que atua no crédito imobiliário no país, concentrando 70% dos financiamentos para o setor.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário