Com biografias não autorizadas liberadas, mercado editorial vive expectativa

1Ainda é uma incógnita a maneira como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pode afetar o mercado editorial. Na última quarta-feira, a liberdade de expressão prevaleceu e o STF decidiu remover quaisquer vetos a biografias não autorizadas. Furdunço deflagrado em 2007, quando o cantor Roberto Carlos assegurou judicialmente que uma biografia assinada por Paulo Cesar de Araújo fosse censurada, a polêmica teve um desfecho a favor dos escritores, que agora não precisarão mais da autorização dos biografados ou de seus herdeiros para publicar obras do gênero.

Nesse ínterim, diversas biografias não autorizadas foram vetadas e outras tantas foram rejeitadas por editoras, que optaram por se poupar de possíveis prejuízos e complicações judiciais. A lista inclui obras que abordam novos ângulos de personalidades como o cantor Geraldo Vandré e o político José Dirceu. Publicações como essas podem vir à luz em breve, de acordo com o jornalista Lira Neto, autor da biografia “Getúlio”. “Porém, não acredito em ‘enxurradas’ de novos títulos como consequência automática. Escrever uma biografia demanda tempo, investigação minuciosa, pesquisa austera”, ponderou o escritor, em um artigo publicado na Folha de S. Paulo.

Para o escritor cearense, radicado em Pernambuco, Sidney Rocha, mesmo com as mudanças recentes, as editoras não parecem estar muito dispostas a investir em obras do gênero por riscos diversos. “Já vimos aí quantas biografias estão no prelo das grandes editoras. A grande maioria inútil. Há muitos riscos ainda para o negócio das biografias não autorizadas. O assunto não se arquiva, há detalhes-tão-pequenos-de-nós-dois – autor e biografado – que vão render muitas canções e livros.

É cedo, portanto, para falar em grandes afetações no mercado editorial por conta disso”, sugeriu o autor. A editora recifense Cepe, vinculada ao Governo do Estado, indica que o interesse do mercado em relação a textos biográficos está em alta. Na próxima quinta, será lançado o projeto “Coleção Memória”, com um volume intitulado “Magdalena Arraes – A dama da História”, sobre a viúva do ex-governador Miguel Arraes. Ainda estão previstas edições sobre Pelópidas Silveira, Leda Alves, Tereza Costa Rêgo e Jomard Muniz de Britto. O superintendente de produção editorial da Cepe, Marco Polo, no entanto, ressaltou que esses livros não se tratam de biografias, mas sim de memórias – coletadas por pesquisadores – desses personagens vivos da história pernambucana. A editora ainda conta em seu repertório com biografias de Luiz Gonzaga e de José Mariano, abolicionista ofuscado por Joaquim Nabuco.

Expectativa – Pela editora Companhia das Letras, estão previstas biografias, para 2016 e 2017, de vários nomes ilustres: Silvio Santos, Roberto Civita, Roberto Marinho, Renato Russo e Carlos Drummond de Andrade. Na próxima semana, o grupo Record lança uma biografia sobre Brizola. A editora ainda vai tentar tocar com projetos antigos, como livros sobre Jânio Quadros e Wanderléa.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.