Comissão da reforma política adia votação de relatório para segunda

1A comissão especial que discute a reforma política adiou para a próxima segunda-feira (25) a votação do relatório do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que estava prevista para esta terça-feira (19).

No início da sessão desta terça, o presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que ele e o relator conversaram e decidiram reabrir os debates sobre o texto  e marcar a votação para a próxima segunda-feira. Segundo ele, há uma nova versão do relatório apresentado por Castro e todos os deputados devem ter tempo para analisar com cuidado o material.

Ele esclareceu aos membros da comissão que está combinado com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que a comissão tem até terça-feira  da próxima semana para votar o relatório. “Já está acertado com ele [Cunha] que temos a segunda à noite e terça o dia inteiro”, disse. “O presidente não avocará ao plenário sem aprovação da comissão”, completou.

Nesta segunda-feira (18),  Cunha criticou o relatório da reforma política elaborado pelo colega de partido. Cunha disse que seria “preferível” que o texto não fosse votado do jeito que está pelo colegiado. Para ele, a proposta deve ir diretamente ao plenário na semana que vem para dar tempo de valer já para as eleições de 2016.

 Durante a sessão, um grupo de mulheres pediu paridade de gênero na representação política no Congresso (veja vídeo ao lado). A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) chegou a discursar durante a reunião na Câmara dos deputados e defendeu a participação feminina.

“A gente é responsável hoje por 40% da força de trabalho, mas no parlamento temos só 10% das cadeiras”, disse. “O protagonismo que conseguimos na sociedade não transferimos para a política ainda”.

Eduardo Cunha
O relator Marcelo Castro afirmou na sessão que não se sente pressionado pelas críticas ao relatório. “Tenho personalidade que julgo amadurecida e forte e não me sinto pressionado por ninguém. O caso comigo e com Cunha é bala trocada. Para mim, assunto encerrado”, disse.

Castro explicou aos parlamentares, durante a reunião de hoje, que na segunda-feira (18) tinha uma reunião marcada com o presidente da Câmara. “Em vez de ter reunião, recebemos declarações que ele deu nos jornais”, disse, em referência às críticas de Cunha ao relatório.

O relator disse que pediu a sua assessoria que repassasse aos outros deputados da comissão a avaliação de que Cunha foi desrespeitoso com todos os membros do colegiado. “Não quero fazer disso um ponto de divergência”, disse.

PMDB
Castro disse, ainda, que ao longo da elaboração do relatório houve discordâncias entre ele e seu partido, o PMDB. “Vossas excelências acompanharam problemas que houve com a condução do PMDB. O PMDB defende um ponto de vista, eu defendo outro. Isso soa estranho para todos, para a sociedade”, disse, em relação às propostas para a reforma política.

“Na verdade, deveria estar aqui uma pessoa que refletisse o pensamento do partido, mas isso me foi dito tempos depois de eu ter expressado meu pensamento e ter feito compromisso com vossas excelências, então não me restava outra alternativa senão continuar com compromisso que fiz desde o primeiro dia”, afirmou o relator aos demais membros da comissão. Ele voltou a dizer que tudo que está em seu relatório expressa a maioria do pensamento da comissão.

Castro defendeu que o relatório não deve apenas ter “viabilidade” para ser votado, mas também deve melhorar o sistema eleitoral. “Temos que aprovar alguma coisa que seja importante para o país e melhore o sistema que nós temos. Para piorar, deixa como está”, disse.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.