Comissão do Senado aumenta idade de aposentadoria obrigatória de servidor

1O Congresso deu nesta quarta-feira (17) o primeiro passo para estender dos atuais 70 para os 75 anos a idade máxima de aposentadoria dos servidores públicos. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou projeto que estende os efeitos da chamada “PEC da Bengala” para os funcionários públicos da União, Estados, municípios e Distrito Federal.

A comissão também aprovou reajuste nos salários dos servidores do Ministério Público e Conselho Nacional do Ministério Público.

Em maio, o Congresso promulgou a emenda constitucional que eleva a aposentadoria obrigatória na cúpula do Judiciário de 70 para 75 anos. A decisão atingiu apenas os ministros dos tribunais superiores, sem estender seus efeitos aos servidores.

O projeto segue para votação no plenário do Senado, em regime de urgência. Depois, tem que ser apreciado pela Câmara.

De autoria do senador José Serra (PSDB-SP), a proposta passa a considerar os 75 para aposentadoria compulsória dos servidores, inclusive do Judiciário, tribunais e conselhos de Contas e membros da Defensoria Pública.

Ao defender o projeto, Serra afirma que a sua aprovação vai trazer vantagens tanto para os servidores, quanto para a administração pública.

“Para o agente público é benéfico porque se concede mais tempo para que ele consiga obter melhores proventos durante sua inatividade. Para a administração pública, por outro lado, adia-se a contratação de um novo ocupante para a vaga daquele que, ao se aposentar, ensejaria a vacância do cargo”, afirmou.

Relator do projeto, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) citou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que a expectativa de vida dos brasileiros chegou a 74,9 anos em 2014, atingindo a idade de 78,6 anos para as mulheres.

“As despesas com pessoal inativo e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social vêm aumentado a cada ano. No ano de 2014, foram gastos mais de R$ 100 bilhões com o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores públicos da União”, afirmou o petista.

SALÁRIOS

Além de estender a idade de aposentadoria compulsória, a CCJ do Senado aprovou nesta quarta projeto que reajusta os salários dos servidores do Ministério Público e Conselho Nacional do Ministério Público, estabelecendo um novo plano de carreira para as categorias.

Pelo texto, servidores em cargos de comissão terão reajustes que chegam a 65%, enquanto os que ocupam funções de confiança vão ter incremento de cerca de 15% nos salários. O aumento médio é da ordem de 59,4%, similar ao proposto para os servidores do Poder Judiciário da União. O maior reajuste registrado para algumas categorias é de 78%.

O projeto segue para votação no plenário do Senado, que marcou para o dia 30 de junho a votação do projeto que reajuste os salários dos servidores do Judiciário -em meio à pressão das categorias pela sua aprovação.

Relator do projeto, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o reajuste é “justo” porque os salários dos servidores estão defasados em relação aos de outros Poderes.

“A proposição almeja, essencialmente, recompor a remuneração dos servidores do Ministério Público da União, tema de absoluta justiça. A remuneração desses servidores encontra-se defasada em relação a carreiras equivalentes dos Poderes Executivo e Legislativo, fato que tem ocasionado o aumento da rotatividade de servidores, com significativo prejuízo à atividade do Ministério Público da União”, afirmou o senador.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.