Receita faz força-tarefa para investigar sonegação de envolvidos na Lava Jato

1Receita Federal está trabalhando com uma força tarefa de fiscalização dedicada a investigar os envolvidos na Operação Lava Jato. Até o momento, já foram abertos 242 procedimentos fiscais com indícios de irregularidades tributárias.

Essa equipe especial de fiscalização foi criada em dezembro de 2014, quando a Receita teve acesso a 89 ações penais em tramitação na 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná, onde está sendo investigado o esquema de corrupção na Petrobras. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20), durante apresentação dos resultados de fiscalização do órgão no primeiro semestre de 2015.

Até o momento são 39 auditores dedicados ao processo de análise e auditoria fiscal, com o apoio de outros 15 auditores responsáveis pela seleção das informações, envolvendo pessoas físicas e jurídicas que apresentam indícios de irregularidades.

Devido ao grande volume de irregularidades detectadas na Lava Jato, mais servidores devem ser designados para auxiliar o trabalho. Mas já é o maior deslocamento de auditores para uma frente de fiscalização.

“Esse é um trabalho que só a Receita pode executar, que é buscar aquele valor que está escondido”, disse o Subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Martins.

Essa força tarefa do Fisco tem trabalhado com a investigação de quatro núcleos: Empreiteiras, noteiras (prestadoras de serviços fictícios), ex-diretores da estatal ou políticos e operadoras de câmbio fraudulento. Estão sob análise 7.156 pessoas jurídicas e 6.072 pessoas físicas.

Com base nas informações levantadas, a Receita tem realizado o cruzamento de informações que permitam mapear o caminho de recursos, inclusive nos casos que são utilizados parentes, assessores, laranjas ou empresas para tentar esconder ou blindar bens e valores.

A Receita inclusive já identificou pagamentos efetuados a outras empresas que possuem características similares às “noteiras”, normalmente que prestam consultoria e que tem difícil estimação de preço no serviço prestado.

“Toda operação envolvendo corrupção que nós identificamos há uma vinculação a uma pessoa jurídica, tributada pelo lucro presumido, que presta uma consultoria ou algum tipo de serviço que é difícil de ser materializado”, afirmou Martins.

A análise feita pelos auditores já aponta que pagamentos para essas serviços teriam recursos vindos de setores não ligados ao de petróleo, como setor elétrico e de energia, transporte e saneamento básico. Esse fato já foi informado à Justiça Federal, juntamente com um pedido judicial de quebra de sigilo bancário dos envolvidos.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.