Cresce pedidos de permanência por estrangeiros no Vale do São Francisco

passaporteNos últimos dois anos o pedido de permanência de estrangeiros na região do Vale do São Francisco duplicou, segundo a Polícia Federal, localizada em Juazeiro-BA, e que atende a região, assim como Petrolina. Este ano, já foram solicitadas aproximadamente 30 carteiras. A solicitação de requerimento está disponível no site do Ministério da Justiça.

Em 2013 foram emitidas 50 carteiras de estrangeiros. Já em 2014, o número aumentou para 97. Segundo o chefe do núcleo de migração, Edeilton Damasceno, esse número está crescendo por conta dos fatores sociais e econômicos da região. “Aqui na região o agronegócio, as instalações de indústrias eólicas, o comércio, além das universidades e do programa Mais Médicos, fazem do Vale um polo de desenvolvimento para pessoas de diversos lugares,”conta.

O maior número de estrangeiros que solicitam permanência no Vale do São Francisco são oriundos de Portugal, China, Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina. Para aqueles naturais do Mercosul, existe uma facilidade para retirada do visto temporário e da permanência definitiva, por causa do acordo entre os países. Edeilton ainda ressalta que permanência não é naturalização. “Essa permanência atende uma condição necessária para que o cidadão possa ser naturalizado no futuro. Em média após cinco anos de permanência no Brasil é possível solicitar a naturalização,”conta.

Condições para permanência

O estrangeiro pode solicitar a sua permanência no país, por meio do visto. A entrada no Brasil contida no Estatuto do Estrangeiro, pela Lei 6.964/1981 e pelo decreto 86.715/1981. Esse estatuto permite que as condições de permanência no Brasil devem ser concedidas aos domiciliados, seja de passagem ou de território, todas as garantias que são concedidas aos nacionais.

O pedido de permanência pode ser solicitado no caso do estrangeiro possuir cônjuge brasileiro, filho brasileiro em sua dependência, união estável ou algum parente residente no país. As condições também podem ser feitas no caso de professor, pesquisador de alto nível, cientista ou empreendedor.

Documentos necessários

A documentação necessária para estrangeiros solicitarem permanência são o requerimento obtido no site do Ministério da Justiça, assinado e autenticado, duas fotos 3×4 recentes, cópias autenticadas da Carteira de Identidade, Passaporte do interessado, Certidão de Casamento, além de certidão negativa de antecedentes judiciais, penais ou policiais no Brasil. Também será necessário comprovar o pagamento da carteira de estrangeiro. A primeira via custa R$ 124,23.

Para os que desejam o pedido de permanência em caso de filho brasileiro é necessário a cópia da carteira de identidade do mesmo, além de uma declaração que o filho vive sob sua guarda. Já se a opção for por aproximação familiar, o requerente também deve comprovar parentesco. No caso de pesquisador, professor ou cientista será solicitado uma prova de formação profissional, através de diplomas ou certificados, além de Contrato de Trabalho, para o exercício de atividade por prazo superior a dois anos.

Outra observação é que os documentos emitidos no exterior deverão estar legalizados por repartição consular brasileira e traduzidos por juramento no Brasil.

Serviço:

A Delegacia da Polícia Federal, local onde é realizada a emissão da carteira de permanência no Vale do São Francisco, fica localizada na Rua Amazonas, nº 99, bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA. O telefone para contato é o (87) 3614-9100.

 Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.