Crise econômica gera redução de empregos na indústria pernambucana

1Um dos setores mais importantes da economia de Pernambuco, o da indústria, vem contribuindo bastante para a redução no número de vagas de emprego no estado. No mês de março, por exemplo, de acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), mais de 9 mil vagas foram fechadas no estado, sendo 11.763 admissões e 21.140 demissões, a maioria da indústria de alimentos e bebidas, com 9.045 pessoas demitidas. Como mostrou o NETV 2ª Ediçãoem reportagem exibida nesta terça (12), especialistas dizem que uma das formas de reduzir esse número de demissões pode estar na qualificação do trabalhador.

De acordo com a Agência do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, das 150 pessoas atendidas por dia, pelo menos 90 são ex-funcionários do Porto de Suape. Diego Ramos, por exemplo, costumava trabalhar como eletricista. “Estou vendo se tem vaga na minha área. Já faz quatro meses que estou em casa”, disse. O montador de andaimes Elias de França contou que vai à agência três vezes por semana, após ser demitido de uma companhia instalada no complexo portuário. “Fui demitido em novembro e, comigo, saíram mais ou menos outras 200 pessoas”.

O gerente de economia e negócios internacionais da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Tobias Silva, explicou que os trabalhadores devem aproveitar o tempo para se qualificarem. “Pernambuco não é uma ilha e, consequente, é afetado pela economia nacional. Quando você pega os dados de março e do ano, a gente vê que indústria de transformação representou quase 70% das demissões. Efeito da crise”, disse.

Em Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife tem a maior quantidade de pessoas empregadas, mas é também o local onde ocorreu o maior número de demissões: 35 mil, de fevereiro do ano passado até março deste ano. Num cenário de crise, os especialistas não têm dúvidas de que os mais qualificados têm mais chance de continuar trabalhando. “O trabalhador menos qualificado leva mais tempo para conseguir emprego. Sem dúvida nenhuma, o segredo da contratação é a qualificação”, revelou Tobias Silva.

O encarregado de setor Anael Lima, por exemplo, fez faculdade e vários cursos para conseguir emprego em uma indústria de Paulista, que fabrica mais de 300 tipos de produtos, entre sabonetes e detergentes. Ela começou como auxiliar e hoje já se tornou chefe. “Comecei há 21 anos e fiz carreira, com vários cursos de capacitação. Hoje tenho curso superior, cursos de especialização no meu segmento e com isso fui crescendo”, contou.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.