Crise reduz o preço dos imóveis no Recife

1A desaceleração da economia tem afetado a velocidade de vendas e os preços de aluguéis dos imóveis comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR). A baixa é perceptível em vários segmentos, dentre eles lojas de rua, shoppings e empresariais. Segundo o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) divulgado pela Fiepe em março deste ano, os imóveis comerciais do Recife atingiram o menor índice de aquisição desde 2006, com apenas 31 vendidas das 627 ofertas lançadas no mercado.

A situação fica mais evidente em algumas áreas da cidade, como os bairros do Pina, Boa Viagem e Ilha do Leite, onde a procura caiu bastante após os escândalos envolvendo a Petrobras e o término das obras de estruturação da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, principais alvos do mercado de imóveis comerciais na região. O setor aponta que a tendência é de diminuição nos preços e flexibilidade nas negociações.

Para André Callou, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi) o problema é reflexo do cenário econômico atual. “O mercado não está saturado, mas houve um freio de investimentos por parte das empresas. Quem comprou há uns anos atrás para investir, buscando preços altos agora, vai ter um retorno abaixo do esperado. Quem comprar agora, vai conseguir um preço negociável”, afirma. Mas, Callou ressalta que quem deixar para comprar no ano que vem, já corre o risco de pagar mais caro, pois todos os custos da construção civil estão aumentando.

Já na parte de aluguéis, o sentimento é de saturação. Eduardo Feitosa, da imobiliária de mesmo nome, acredita que o excesso de projetos comerciais que foram lançados num período de 2010 a 2012 e estão sendo entregues este ano, está afetando o segmento. “Só no Riomar Shopping temos três grandes torres empresariais, no Shopping Recife também. Claro que vai ter gente interessada, porque Pernambuco ainda está crescendo economicamente, mas se antes era R$ 80 o metro quadrado, agora é R$ 70”, detalha. Ele cita ainda a Ilha do Leite e as avenidas Herculano Bandeira e Antônio de Góes, no Pina, como outras áreas que estão sendo afetadas com o excesso de ofertas.
E a situação está atingindo também pontos comerciais no Centro do Recife. Na Rua da Imperatriz, uma das mais movimentadas da Boa Vista, sete pontos de comércio estão desocupados. A vacância já incomoda Eduardo Catão, presidente da Confederação dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL- Recife). “Essa é tradicionalmente uma das ruas mais disputadas do comércio do Centro. Existe uma grande rotatividade, mas quando notamos que os imóveis permanecem muito tempo fechados, não é um bom sinal”, ressalta. Pare ele, um dos problemas é o preço das unidades, que ainda não estão condizentes com o cenário de retração. “Muita gente ainda não entende essa nova realidade. Os proprietários precisam ser mais flexíveis .”
Malls 
A alta vacância está presente até nos shoppings da cidade. Segundo Ricardo Galdino, presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop), este ano, a taxa de vacância nos malls locais deve chegar a 20%, quando o normal é de, no máximo, 10%. “O que tem assustado os lojistas são os contratos atuais, muito engessados. O empreendedor fica preso a diversas clausulas. Num ano tão instável, muitos vão evitar esse tipo de acordo. É preciso flexibilizar”, esclarece.
Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.