Crochê ganha espaço nos cuidados paliativos do Hospital de Câncer

1No Hospital de Câncer de Pernambuco, em Santo Amaro (área central do Recife), a principal referência do SUS no Estado para tratamento da doença, oficinas de crochê estão dando a pacientes e acompanhantes a oportunidade de aliviar as dores e pensar em outra alternativa de renda. São comandadas por voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

As mulheres de bata rosa iniciaram a prática do bordado na sala do projeto Rendarte, onde as aulas acontecem diariamente, ensinando a pintar, bordar, fazer perucas e muitos outros objetos que atendem aos pacientes ou servem de renda para o trabalho continuar. “Mas era preciso alcançar um público que precisa de atenção intensiva, os internados. Chegamos às enfermarias e mais recentemente à unidade de cuidados paliativos, onde fica quem já usou todos os recursos de tratamento”, explica Maria da Paz Azevedo, presidente da Rede Feminista.

“Estou há um mês no hospital, com pequenos intervalos de volta à casa. O crochê faz a gente passar o tempo mais aliviada. Eu não sabia bordar e agora estou fazendo colares. Minha irmã gostou tanto que já pensa em produzir peças para vender”, conta Luciana Batista, 52 anos, de Bezerros, Agreste. Ela acompanha o marido. Jéssica Lins, cuidadora de outro paciente, em menos de uma hora produziu colar e pulseiras. “Eu amei essa ideia, compensa o sofrimento que testemunhamos”, afirma. O contador Israel Almeida, 76, cuidado por ela e que passa uma parte do dia tocando gaita, observa o quanto é importante aprender coisas novas. “Um dia a gente sempre vai precisar”, lembra.

Para Miriam Rosa Silva, do Cabo de Santo Agostinho, que também acompanha o marido e está longe das duas filhas, o bordado ajuda a amenizar a saudade de casa. “Fiz peças para as meninas”, mostrou. A enfermeira Conceição Hander, coordenadora da unidade de cuidados paliativos, acredita que a arte manual deixa as pessoas mais felizes, desvia a atenção no sofrimento. “Os pacientes ficam aqui em média 15 dias, com dor, falta de ar e às vezes sangramentos. O acompanhante também sofre, por isso é importante oferecer a eles outra vivência na enfermaria”, explica.

Quando deixam a ala, onde ficam 33 pacientes e seus acompanhantes, as voluntárias Elisabete Ribeiro, 63, Marli Melo, 64, Rosenilda Oliveira, 56, Josenilda Santos, 65, Audeniza Alcântara, 66, Solange Lima, 66, e Cristina Vieira, 67, professoras de crochê, relatam ter aprendido mais que as alunas. Elisabete, portuguesa que aprimora a técnica das amigas, lembra que a corrente pode ser alimentada por quem está fora do hospital, doando materiais como agulhas nº 3, linhas Rayssa Baby ou Ciganinha, as tradicionais Clea ou Carla, além de tecidos de algodão para pano de prato e tesoura.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.