Cursos a distância atraem cada vez mais profissionais

1O ensino a distância (EaD) tem conquistado seu espaço e crescido cada dia mais no Brasil. A flexibilidade de horário, a qualidade do material e a quantidade de cursos ofertados reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), especialmente, são fatores responsáveis por essa expansão. Dados do último censo referente aos anos de 2013/2014 divulgados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em outubro do ano passado, apontam cerca de 6 milhões de estudantes matriculados em algum curso de EaD. Desses, 56% são de pós-graduação a distância, incluindo especialização e MBA (lato sensu) e mestrado e doutorado (stricto sensu).

A grande procura por cursos de pós-graduação a distância não é ocasional, segundo especialistas. Os profissionais estão em busca de uma melhor qualificação no mercado de trabalho, mas não têm muito tempo para voltar às salas de aula. A modalidade de ensino, que normalmente tem um módulo presencial no qual o aluno tem de comparecer aos polos para fazer avaliações, usa ambientes virtuais, chats, fóruns e e-mails para unir professores e alunos. Dessa forma, quem mora no Oiapoque pode se especializar em gestão em Belo Horizonte, por exemplo. Além desses benefícios, o EaD é de 25% a 30% mais barato que o curso presencial.

Para o professor André Baptista Barcaui, coordenador de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), o ensino a distância não se resume apenas a uma necessidade de quem não tem tempo para frequentar uma sala de aula. A modalidade, segundo o especialista, é uma tendência. E a pós-graduação segue na esteira da graduação. “A graduação a distância evoluiu muito ao longo dos últimos 30 anos desde os cursos precursores no rádio. O grau de sofisticação tecnológica acoplado a um programa pedagógico adequado e um bom conteúdo permitem atividades que mesmo o estudo presencial não pode oferecer. O curso online não é mais uma opção estática como já foi em seus primórdios. Na FGV, a dinâmica e o contato com os professores são vibrantes, sem falar nas possibilidades de trocas entre os próprios alunos. A diferença para a modalidade presencial está, obviamente, na forma de interação entre alunos e professores. Mas, se na sua origem, a EaD era uma opção apenas para aqueles que não podiam assistir ao curso presencial, hoje passa a ser uma nova forma de estudar cada vez mais procurada e até mesmo uma tendência de mercado”. 

TRANSFORMAÇÕES 
Barcaui também atenta para uma mudança no conceito de ensino-aprendizagem a partir do EaD. “É fato que o mundo vem mudando em um ritmo muito rápido, o ensino vem acompanhando essa transformação e a demanda dos alunos também. Os professores, nesse contexto, passam a fazer o papel de facilitadores do aprendizado, mais do que somente aquela função tradicional de dar uma aula com um set de slides. Sem falar na mobilidade e flexibilidade que o curso a distância oferece, podendo ser cursado em dispositivos móveis, fazendo uso de bibliotecas digitais, sem ficar preso a horários e permitindo o autogerenciamento do seu ritmo de estudos com muito mais autonomia. Alguns ainda colocariam nessa equação a vantagem, principalmente nas grandes cidades, da não necessidade de deslocamento, gerando mais conforto também”, acrescenta.

Mas não é tão simples concluir uma pós-graduação do EaD quanto parece. É necessário dedicação e disciplina, na opinião de Daniel Pardini, coordenador de pós-graduação a distância da Fumec, que oferece cursos na área de gestão, engenharia e ciências humanas. “São cursos aconselháveis para quem tem alta disciplina porque envolvem prazos para cumprir as atividades, ao mesmo tempo em que é interessante para quem está viajando a trabalho, por exemplo, e tem pouco tempo para assistir às aulas convencionais”.

Peso maior no currículo
Na hora de contratar um funcionário, as empresas têm preferência por profissionais que fizeram especializações do ensino a distância (EaD). Isso porque conseguem perceber neles a dedicação e persistência, fundamental para levar adiante e concluir bem o curso escolhido. “As empresas, principalmente multinacionais, reconhecem que um profissional, para fazer um curso de EaD, tem de apresentar certas características extremamente desejáveis no mercado, tais como perseverança, força de vontade, organização e empreendedorismo. É preciso deixar claro que um curso EaD, quase sempre, demanda mais do aluno do que, eventualmente, um curso equivalente no formato presencial”, afirma André Barcaui, coordenador de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Não se trata de um curso mais difícil ou mais fácil, de acordo com Barcaui: “São cursos apenas com uma carga de trabalho que exige certa disciplina do aluno. Com a diferença que ele pode cumpri-la no seu ritmo, onde estiver, com o dispositivo que lhe convier. Até mesmo o diploma de um curso a distância, uma vez reconhecido pelo MEC, não difere em nada de um curso presencial. Até porque a modalidade do curso não deve influenciar na qualidade do mesmo”.

PARCERIAS 
Os cursos de pós-graduação EaD com certificação do MEC têm a mesma validade dos presenciais. A avaliação do Ministério da Educação é feita com rigor e disponibiliza uma listagem dos que são reconhecidos em seu site. Muito em razão disso, a gerente de pós-graduação da Faculdade Estácio, Ângela Ramalho Patto, recomenda a modalidade de ensino. “A gama de possibilidades é muito maior, os materiais são bons e a possibilidade de interação é inigualável. Há parcerias com universidades do exterior e o aluno de um curso a distância pode se sair muito melhor do que um aluno do presencial”.

A diretora de Educação Continuada da Univiçosa, Adriana Cambuí, atenta, justamente, para o cuidado com a escolha do curso. “O curso a distância é uma tendência no mercado porque facilita a vida do profissional que não tem mais tempo para frequentar os cursos presenciais, mas é importante, antes de escolher o curso da modalidade EaD, que o aluno pesquise a instituição, busque referências, se é credenciada pelo MEC… porque há muitos polos que foram fechados depois de avaliação do Ministério da Educação e que ainda estão no ar”.

De um modo geral, para esses profissionais, o desafio de um curso do ensino a distância não é mais quanto ao seu reconhecimento no mercado, mas quanto às possibilidades que ele pode oferecer ao aluno.

A coordenadora da pós-graduação presencial e a distância da Faculdade de Ciências Médicas, Kely Cristina Pereira Vieira, explica que um curso presencial não é melhor do que o EaD. %u201CExistem pessoas com necessidades diferentes. Algumas por algum motivo não se adaptam ao presencial e vice-versa. São estilos diferentes, mas um não é melhor que o outro.%u201D Essa modalidade on-line de ensino a distância da Ciências Médicas é muito procurada por alunos de diversas partes do Brasil e até daqueles que moram no exterior. “Essa demanda pela faculdade vem pela qualidade de ensino e reconhecimento da equipe de professores especializados tanto na área da matéria exigida na pós, quanto na ensino a distância. E outro motivo para procurar o EaD é flexibilidade de tempo, além de exigir muito mais comprometimento do aluno’.

POLOS
É o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e/ou participantes do respectivo processo de formação.

Fonte: DP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

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