Dengue: pesquisa revela imunização de quatro meses em bebês

1A alta incidência de anticorpos da dengue no cordão umbilical de gestantes que já foram expostas ao vírus pode proteger os bebês por até quatro meses de vida. Esse foi um dos primeiros resultados de um estudo desenvolvido pela pesquisadora Cynthia Braga, em parceria com profissionais da Fiocruz e do Imip, que começou em 2011. Na investigação, o grupo busca conhecer o índice de infecção e os impactos nas grávidas, além de verificar a proteção que poderia ser passada da mãe para o filho.

Cerca de 500 mulheres com gravidez de baixo risco foram recrutadas durante o pré-natal, fim de gestação ou na hora do parto na maternidade. O resultado completo da pesquisa, que inclui ainda o monitoramento das crianças até os 2 anos de idade deve ser divulgado em setembro.

“Vimos que a maior parte das mães tinha prevalência de presença de anticorpos para dengue. Isso mostra que quase 100% dessas gestantes já tinham tido dengue antes. Outro fato interessante é que 10% apresentou sorologia compatível com infecção recente. Ou seja, elas tinham tido dengue no momento da gravidez ou próximo ao parto. Isso mostra que há alta frequência nessa população e que muitos profissionais não estão alerta à constância da doença nesse público”.

Durante a apuração, duas mulheres apresentaram dengue no momento do parto. A especialista destacou que a descoberta pode acrescentar novos protocolos ao pré-natal, quando relatos de febre devem ser melhor investigados. A doença pode levar a complicações como perda fetal, hemorragias no parto e baixo peso do bebê. “Verificamos que as gestantes que já haviam tido dengue tiveram duas vezes mais relatos de febre durante a gravidez. Na maioria das vezes, a febre é relacionada a outras infecções como as do trato urinário”, ressaltou.

Além de indicar o alto índice de mulheres que já tinham sido infectadas, a pesquisa atestou que os anticorpos são transferidos ao bebê pelo cordão umbilical. “No início essa transferência protege. Mas à medida que esses anticorpos vão sendo destruídos, a defesa vai diminuindo e a criança fica vulnerável à infecção. Depois a presença desse anticorpo pode constituir fator de risco para o desenvolvimento futuro de formas graves da doença”, alertou a pesquisadora.

A segunda fase vai verificar o adoecimento dos bebês pelo vírus. Cynthia disse que a pesquisa vai comparar os dados locais com a realidade da Ásia. “Lá os bebês evoluem muitas vezes para formas graves. A dengue neles é uma das principais causas de hospitalização de crianças”,disse.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.