Dono de empreiteira preso na Lava Jato vai a Brasília assinar delação

1O dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, viajou para Brasília para assinar acordo de delação premiada com o Ministério Público na operação Lava Jato. O empresário é apontado pelo MP como chefe de cartel de empresas que pagava propina para fraudar licitações e obter contratos superfaturados na Petrobras. (Veja no final desta reportagem a lista de quem já fechou acordo de delação premiada na Lava Jato).

Pessoa deixou o aeroporto e foi para o prédio da Procuradoria-Geral da República. Ele havia sido preso em novembro de 2014, junto com executivos e empresários, na sétima fase da Lava Jato. Desde o mês passado, cumpre prisão domiciliar em São Paulo, e é monitorado por tornozeleira eletrônica.

A colaboração do empresário com as investigações vinha sendo negociada há meses e, após sua assinatura, deverá ser ainda submetida ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, para homologação.

A delação premiada está sendo negociada diretamente com a PGR, órgão de cúpula do Ministério Público Federal, porque envolve autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares, que só podem ser investigados pelo STF.

Na noite desta terça-feira (12), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ofício ao juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato relacionados a Pessoa e outros acusados na Lava Jato, solicitando autorização para o deslocamento do executivo a Brasília. No pedido, Janot diz que Pessoa iria à capital federal para “a prática de atos instrumentais aos inquéritos” relacionados ao caso.

“Não reputo necessário o aporte de escolta policial, nem tampouco providência correlata me foi solicitada pelos advogados. Limito-me a solicitar as providências necessárias para omonitoramento eletrônico do deslocamento”, escreveu Janot no documento.

Ainda na noite desta terça, Sergio Moro informou estar ciente do deslocamento de Pessoa para Brasília. “Sobreveio comunicação a este Juízo de que a Procuradoria-Geral da República ouvirá Ricardo Ribeiro Pessoa na sede da PGR/MPF, em Brasília/DF, na data de amanhã, 13/05/2015”, registrou.

Acusação
Segundo a denúncia do MPF, a UTC faziam parte do “clube” de empreiteiras que sistematicamente, e em acordo prévio, frustravam licitações de grandes obras da Petrobras. Segundo o MPF, as empresas ajustavam previamente qual delas iria sagrar-se vencedora das licitações, manipulando os preços apresentados no certame.

No processo, o MPF cita como investigada a contratação da UTC, em consórcio, para obra no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Segundo a investigação, não houve licitação para contratação.

Veja a lista de quem já firmou acordo de delação premiada na Lava Jato:

1 Lucas Pacce Jr. – operador de câmbio
2 Paulo Roberto Costa – ex-diretor de Abastecimento da Petrobras
3 Marici da Silva Azevedo Costa – mulher de Paulo Roberto Costa
4 Shanni Azevedo Costa Bachmann – filha de Paulo Roberto Costa
5 Ariana Azevedo Bachmann – filha de Paulo Roberto Costa
6 Márcio Lewkowicz – genro de Paulo Roberto Costa
7 Humberto Sampaio de Mesquita – genro de Paulo Roberto Costa
8 Alberto Youssef – doleiro
9 Júlio Camargo – executivo da Toyo Setal
10 Augusto Ribeiro de Mendonça Neto – ex-dirigente da Toyo Setal
11 Pedro Barusco Filho – ex-gerente de Serviços da Petrobras
12 Rafael Ângulo Lopez – funcionário da GDF Investimentos, empresa de Youssef
13 Shinko Nakandakari – engenheiro ligado às empresas Galvão Engenharia , EIT Engenharia e Contreiras, segundo o Ministério Público
14 Eduardo Hermelino Leite – vice-presidente da Camargo Corrêa
15 Dalton dos Santos Avancini – presidente da Camargo Corrêa
16 Ricardo Pessoa – dono da UTC

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 
 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.