Em Pernambuco, as mulheres dominam
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Há quem diga que elas representam o sexo frágil. Mas, seja pelo sangue de essência nordestina, pela sede de vitória ou por terem agarrado a chance de um futuro melhor, as mulheres são as principais referências do esporte pernambucano mundo afora.
São a maioria na área do alto rendimento e vem delas as principais conquistas nas quais a bandeira do Estado foi lembrada. Guerreiras que não abandonam a vaidade nem nos momentos de batalha.
A feminilidade está presente nas fivelas, na maquiagem, na combinação da cor do esmalte com os tons da roupa de competição e, claro, na hora de sair nas fotos. Abaixo, acompanhe o desfile das atletas pernambucanas que brilham no Brasil e no mundo.
Etiene Medeiros – 23 anos
NATAÇÃO
Primeira mulher a conquistar uma medalha para o Brasil em campeonatos mundiais, a pernambucana é o principal nome das piscinas nacionais no momento. O detalhe é que ela está em pleno crescimento para estourar nos Jogos de 2016.
Teliana Pereira – 26 anos
TÊNIS
Natural de Águas Belas, no interior pernambucano, mudou-se ainda criança para o Paraná, onde começou a construir uma história no esporte. Hoje é a número 1 do País.
Yane Marques – 31 anos
PENTATLO MODERNO
Sertaneja de Afogados da Ingazeira, ela é, há dez anos, a referência da modalidade no Brasil. Dona de medalhas olímpicas, mundiais, pan-americanas, abriu portas para o crescimento do esporte.
Jaqueline Carvalho – 31 anos
VÔLEI – ATACANTE
A história que começou no Sport Club do Recife se expandiu e atravessou fronteiras. Jaque é uma das maiores campeãs do vôlei brasileiro, além de bicampeã olímpica.
Dani Lins – 30 anos
VÔLEI – LEVANTADORA
Também revelada no Sport, Dani se firmou como destaque na sua posição durante a Olimpíada de 2012, quando foi peça fundamental para a conquista do ouro. Hoje, é a melhor do País.
Joanna Maranhão – 27 anos
NATAÇÃO
Ela chegou a se aposentar no ano passado, mas não resistiu à paixão pelo esporte e voltou a competir menos de um semestre depois. Despontou ainda adolescente, mas atravessou momentos de dificuldade que brecaram o seu desenvolvimento. Mais madura, retornou às piscinas com promessa de grandes resultados.
Keila Costa – 32 anos
ATLETISMO
De Abreu e Lima para o mundo. Através do esporte, Keila escreveu uma história de conquistas não só profissionais, mas, principalmente, pessoais. Até hoje, mais de uma década após o surgimento de Keila, o Estado ainda aguarda sucessoras à altura dela nos saltos triplo e em distância.
Jenifer Martins – 26 anos
PARATLETA
Nascida com uma paralisia cerebral permanente, fruto de um parto complicado, contou com o suporte da família para se tornar a melhor paratleta do Estado. Coleciona medalhas em parapan-americanos e também já participou de paralimpíadas.
Clarissa Rodrigues – 15 anos
NATAÇÃO
Atualmente, a revelação de talentos no Estado é precária, dada a falta de estrutura. Mas Clarissa provou que é possível brotar flores mesmo em terrenos improváveis. Para deixar de ser uma promessa e se tornar uma realidade, mudou-se no começo do ano para São Paulo, trocando o Sport pelo Sesi/SP. Em breve, disputará o Mundial da categoria de base.
Priscila Oliveira – 24 anos
PENTATLO MODERNO
Ela é apontada como a sucessora mais próxima de Yane Marques. Desde a categoria Junior, Priscila é destaque no Brasil e engrossa o time nacional que brilha no âmbito continental. Em crescente evolução, busca a afirmação no cenário mundial da modalidade.
Larissa Lellys – 32 anos
PENTATLO MODERNO
Natural de Campina Grande, mas radicada em Pernambuco, Larissa sempre esteve entre as líderes do ranking nacional. Compete desde nova e, há algumas temporadas, precisou dividir o tempo entre o esporte e o curso de fisioterapia, no qual se formou. Hoje, retornou às competições com todo o gás.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário