Em uma semana, Ministério da Saúde registra mais 381 novos casos suspeitos de microcefalia no País
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O último boletim do governo sobre vírus Zika indicava que, até o dia 12 de dezembro, foram notificados 2.401 casos de microcefalia (quadro relacionado à infecção por Zika em gestantes) em 549 municípios de 20 unidades da federação. Desses, 134 tiveram a relação com o vírus confirmada, 102 foram descartados (não têm relação com o Zika) e 2.165 estão sob investigação.
De acordo com o ministério, a investigação dos casos de microcefalia relacionados ao Zika é feito em conjunto com gestores de Saúde de estados e municípios. Equipes técnicas de investigação de campo estão trabalhando em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Ceará.
Atualmente, a circulação do Zika é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. A partir da confirmação em uma certa localidade, outros diagnósticos são feitos clinicamente, por avaliação médica dos sintomas.
O ministério diz ter capacitado mais 11 laboratórios – além dos cinco considerados de referência no País – para a detecção, por meio de teste, da doença. Nos dois próximos meses, a tecnologia será transferida para outros 11 laboratórios – chegando a um total de 27 unidades para analisar 400 amostras por mês.
Doações de sangue
A época de fim de ano – quando há muitas festas, viagens e, eventualmente, queda na doação de sangue – merece atenção especial para incentivar os doadores a comparecer nos hemocentros. Já que, atualmente, nenhum teste é capaz de detectar o Zika em sangue doado em tempo hábil, o ministério reforça orientações passadas aos hemocentros no começo deste mês sobre os critérios estabelecidos para doação.
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário