Em viagem à Bósnia, Papa Francisco pede reconciliação entre católicos e muçulmanos

1O Papa Francisco pediu para que os muçulmanos, ortodoxos e católicos da Bósnia coloquem para trás a “barbárie” da guerra e trabalhem juntos para um futuro de paz, durante uma visita de apenas um dia a Sarajevo, neste sábado, com a intenção de incentivar a reconciliação entre as religiões após a guerra devastadora da década de 1990.

Francisco foi recebido com alegria por milhares de bósnios que acompanharam sua rota pela capital do país, de maioria muçulmana. Outras 65 mil pessoas, a maioria delas, católicas, encheram o mesmo estádio onde João Paulo II liderou uma missa emocionante após a guerra, em 1997.

— Guerra nunca mais! — disse o Papa em sua homilia, condenando aqueles que incitam a guerra com o objetivo de vender armas ou para fomentar deliberadamente tensões entre povos de diferentes costumes.

Jorge Mario Bergoglio pediu que os bósnios construam a paz a cada dia — não apenas falem nela — através de “ações, atitudes e atos de bondade, de fraternidade, de diálogo e de misericórdia”. 

Todos os passos do dia de Francisco foram projetados para mostrar a harmonia entre as religiões em uma cidade que já foi conhecida como a “Jerusalém da Europa”, pela coexistência pacífica de cristãos, muçulmanos e judeus na região. A cidade, porém, tornou-se sinônimo de inimizade religiosa entre 1992 e 1995, durante o conflito que deixou 100 mil mortos e desalojou metade da população.

Crianças vestidas em trajes folclóricos tradicionais — que representavam as três principais correntes religiosas da Bósnia — receberam Francisco no aeroporto. Carpinteiros muçulmanos fizeram o trono de madeira em que ele sentou-se durante a missa e um criador de pombos católico forneceu três pássaros brancos que os três presidentes bósnios e Francisco libertaram em um sinal de paz, no final de sua reunião.

— Todos nós precisamos de paz e para receber a mensagem do Papa — disse à AP Alma Mehmedic, um muçulmano de 55 anos que esperou por horas do lado de fora do palácio presidencial para ver Francisco. — Eu vim hoje para dar e receber amor.

Apesar da aparente harmonia, feridas ainda estão abertas, mesmo 20 anos após os acordos de paz mediados pelos Estados Unidos que puseram fim à guerra. Os cristãos ortodoxos sérvios querem um estado separatista; bósnios muçulmanos querem um país unificado; e croatas católicos querem sua própria região autônoma.

Em um discurso para os três membros da Presidência da Bósnia, Francisco pediu que os bósnios se oponham à “barbárie” daqueles que querem continuar semeando a discórdia “como um pretexto para mais violência indizível”. Ele pediu para que os bósnios continuem a trabalhar por uma convivência respeitosa através de um diálogo paciente.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.