Emprego nos EUA encosta no nível pré-crise

ÍndiceA criação de vagas de trabalho nos EUA voltou a superar as expectativas do mercado em dezembro, levando o índice de desemprego no país a se aproximar dos níveis pré-crise econômica de 2008. A renda dos trabalhadores, porém, teve queda no período.

De acordo com dados do Departamento do Trabalho, foram criados 252 mil postos no período, acima da previsão de analistas, de 240 mil. A taxa de desemprego fechou o ano em 5,6%, índice igual ao de junho de 2008, período em que a maior economia global estava em recessão.

Foi a melhor taxa para o encerramento anual desde 2007, quando ficou em 5%. O índice atingiu o pico em outubro de 2009, em 10%.

“A boa notícia é que em 2014 as pessoas estavam cada vez mais encontrando emprego. A má notícia é que ainda estamos saindo da recessão, e o crescimento da renda continua estagnado e intocado pela recuperação [econômica]”, disse Elise Gould, do Economic Policy Institute.

Em 12 meses, foram criadas 2,95 milhões de vagas, o maior número desde 1999, quando a geração de postos ultrapassou os 3 milhões.

É preciso considerar, no entanto, o crescimento da população norte-americana, que passou de 280 milhões para cerca de 320 milhões no período. Em 1999, o desemprego nos EUA era de 4%.

A queda na taxa em dezembro também ocorreu devido à saída de pessoas do mercado. No mês passado, mais americanos decidiram parar de procurar emprego, reduzindo a taxa de participação na força de trabalho para 62,7% -a menor em 36 anos.

Nos anos anteriores à crise, a taxa estava perto de 66%.

RENDA

Apesar do cenário positivo para o emprego, a renda dos trabalhadores teve redução em dezembro. O salário médio teve queda 0,2% no mês passado. No ano, a renda média avançou 1,7% -pouco acima da inflação ao consumidor no período, de 1,3%.

“Não podemos considerar o relatório de emprego um sucesso, não importa o quão boa seja a chamada, se os dados de renda não começarem a acelerar, afirmou Dan Greenhaus, estrategista-chefe do BTIG, em nota.

“Quando eu vi os dados, a imagem que me veio à cabeça foi a máscara de tragédia e comédia que vemos nos teatros, uma sorrindo e a outra chorando”, afirmou Patrick O’Keefe, da consultoria CohnReznick.

Os dados desta sexta geraram controvérsia no mercado sobre o efeito que podem ter na avaliação do Fed (BC dos EUA) na hora de decidir quando iniciar um novo ciclo de elevação dos juros básicos no país. A taxa opera perto de zero desde 2008.

Embora a taxa de desemprego já se aproxime do considerado normal pela presidente do Fed, Janet Yellen (entre 5,2% e 5,5%), a renda ainda está longe do crescimento ideal para sustentar o avanço robusto do PIB.

O mercado espera a alta dos juros para o fim do primeiro semestre.

Fonte: jc online

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.