Enfermaria de R$ 1 milhão para presídio no Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Na tentativa de minimizar o problema da falta de assistência aos detentos com HIV e com tuberculose, uma enfermaria avaliada em cerca de R$ 1 milhão será construída no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, que faz parte do Complexo Prisional do Curado. A confirmação foi dada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, em entrevista exclusiva aoRondaJC. De acordo com ele, a atual enfermaria, alvo de críticas pela superlotação e condições insalubres, será demolida.
Atualmente, há 144 presos com tuberculose e 61 com HIV nas três unidades que formam o Complexo (antigo Aníbal Bruno), segundo dados oficiais da Secretaria Executiva de Ressocialização. “Na reunião emergencial convocada pelo governador Paulo Câmara foi autorizado o investimento. Há excesso de presos com doenças e eles precisam de assistência adequada”, afirmou. Eurico não deu prazo para início e conclusão das obras, mas garantiu que a verba será liberada mesmo com a atual crise.
A decisão de construir uma nova enfermaria de referência foi tomada duas semanas após a organização não governamental (ONG) Human Rights Watch divulgar extenso relatório com denúncias de descontrole e insalubridades nas unidades prisionais do Estado. A entidade internacional constatou que a alta incidência de doenças nos presídios pernambucanos é provocada pelo excesso de presos, falta de higiene e insalubridade.
Pedro Eurico disse ainda que o Complexo do Curado passará por reformas nos muros para torná-los mais seguros. O mesmo acontecerá com a Penitenciária Barreto Campelo, que recentemente registrou fuga em massa. “Serão construídos muros de concreto. Estão sendo levantados recursos para isso. Também vamos investir em aparelhos de raio-x para acabar com a entrada constante de armas nas unidades, como as verificadas nas vistorias que estamos realizando.”
Ontem, Paulo Câmara visitou as obras do Presídio de Tacaimbó, que terá espaço para 670 detentos. Após meses de atraso para entrega, a unidade será equipada e deve começar a receber os presos no início do próximo ano.
Fonte: JC
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)





Nenhum comentário