Envio de 4 mil processos de presos ao TJPE finaliza mutirão da Defensoria

1A força-tarefa realizada por 48 defensores públicos de todo o Brasil no Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), na Zona Oeste do Recife, chegou ao fim nesta quarta (18) com o encaminhamento de 4.000 pedidos à Justiça, entre eles livramento de condicional, progressão de regime, transferência de presos e extinção da punibilidade pelo cumprimento de pena. Também foram solicitados 1.200 habeas corpus para detentos provisórios por excesso de prazo. Eles deveriam aguardar o julgamento em liberdade, no entanto seguem no conjunto de presídios porque não tiveram os casos analisados pelos juízes responsáveis.

Os pedidos da Defensoria Pública serão analisados pelo regime especial instaurado na 1° Vara de Execuções Penais (VEP) do estado, que desde o fim de janeiro recebeu o reforço de seis juízes. Os magistrados foram nomeados para agilizar o julgamento dos processos relacionados aos detentos do Complexo do Curado. A medida foi tomada logo após o registro de sucessivas rebeliões no conjunto de prisões no início deste ano, que deixaram quatro mortos e dezenas de feridos. A celeridade na análise dos processos era uma das principais reivindicações dos internos. Devido à situação, o governador Paulo Câmara (PSB) chegou a declarar estado de emergência no sistema penitenciário estadual.

De acordo com o defensor-geral do Estado, Manoel Jerônimo, em duas semanas de trabalho, o mutirão ainda liberou 80 detentos do Complexo do Curado. “Alguns estavam com alvará de soltura há quase um ano. Há uma falta de organização nos cartórios dos presídios. Precisa contratar mais gente por concurso”, afirmou. Ele acrescentou que os 48 defensores públicos (8 de Pernambuco e 40 de outras partes do país) analisaram processos de 5.200 presos. “Todos os que não tinham advogado particular foram atendidos”. Atualmente, o maior conjunto de prisões de Pernambuco abriga cerca de 7.000 internos, mas tem capacidade para pouco mais de 2.000.

Ainda conforme o defensor-geral do Estado, o resultado do concurso público para o órgão foi publicado no Diário Oficial desta quarta (18). “Temos 67 aprovados, mas apenas 20 vagas. Pedimos que o governador autorizasse a contratação dos demais. Hoje, só temos 8 defensores em Pernambuco para 32 mil detentos. Nosso déficit é de 300 profissionais. Seria o ideal. A contratação de um defensor é um investimento para o Estado, não é gasto. O custo de reeducando ao governo é de R$ 3.500 por dia”, argumento Manoel Jerônimo.

Após o trabalho no Complexo do Curado, a Defensoria Pública agora planeja outro mutirão no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. “Ainda não há data para acontecer. Vamos organizar o trabalho”, disse Manoel Jerônimo. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Executivo Estadual informou que o governo não pode contratar novos concursados, além dos previstos, até o primeiro quadrimestre deste ano devido ao orçamento, que já está fechado.

Inicialmente, o regime especial na 1° Vara de Execuções Penais, que cuida da análise dos processos dos detentos, vai até 22 de julho. Mas o documento do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que autorizou o início do serviço, prevê a prorrogação da medida por mais seis meses.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.