Estado tem 43 crianças na fila de transplante

1O momento de dor que é perder um filho pode ser transformado em esperança para outra criança. Ser doador de órgãos e tecidos é uma decisão difícil a ser tomada, mas, muitas vezes, é a única chance de vida para aqueles que esperam na fila por um transplante. “Ao todo, 43 crianças aguardam por uma doação no Estado. Esses pequenos podem ter muito para viver ainda, só dependem da doação. A morte de um filho é sempre um momento difícil, mas os pais têm a possibilidade de salvar outra criança”, considera o coordenador do programa de transplantes da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), André Bezerra.

Em Pernambuco, as crianças e adolescentes, com idade entre 0 e 18 anos, representam 3,2% das mais de 1.300 pessoas que esperam um órgão ou tecido para ter mais qualidade de vida. Entretanto, apesar do valor considerado pequeno em relação ao de adultos, a demora para o transplante pediátrico costuma ser maior. “É preciso ter uma aproximação de peso e altura entre o doador e receptor do transplante. E a quantidade de órgãos e tecidos doados por crianças é pequena. Sendo assim, a espera por um doador compatível pode se prolongar mais do que no caso dos adultos”, explica a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.

As crianças veem na corrente de solidariedade da doação a possibilidade de continuarem realizando atividades normalmente, como no caso de Sayonara Sabino Dantas, 8 anos. “Minha filha sempre foi muito feliz, animada, mas agora está debilitada e precisou até parar de ir à escola por conta do tratamento. Nós estamos esperando muito pelo dia em que receberemos a notícia que encontraram um doador compatível com ela. A angustia que eu sinto é enorme, quero tanto ver ela saudável novamente”, diz emocionada a dona de casa Solange Sabino, 30 anos, sobre a filha que aguarda por um fígado

Para abordar os desafios dos procedimentos de transplantes em crianças, a CT-PE realizou ontem, no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o II Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecido, dentro da programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. “Doação é um tema muito delicado, especialmente quando envolve crianças. E o acolhimento dos profissionais de saúde é um fator importante para a decisão positiva para a doação por parte da família”, comenta André Bezerra. O simpósio, segundo ele, teve como objetivo deixar as equipes médicas bem informadas sobre os protocolos existentes. “Temos que trabalhar juntos para transformar um momento de dor em esperança para outras crianças”, acrescenta Noemy.

Fonte: JC Online

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.