Estudantes do Recife reprovam governo Dilma, mas aprovam programas sociais

1Um levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) com 623 estudantes que fizeram o Enem no Recife, nos dias 24 e 25 de outubro, revela que 74,9% dos entrevistados consideram o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo. Apenas 6,2% consideraram o governo como ótimo e bom e 18,5% como regular. Os dados integram uma pesquisa ampla, que questionou os estudantes também cotas raciais e sociais, programas sociais do governo, redução da maioridade penal e o que pensam os jovens sobre o que é preciso para o País crescer (confira na arte).

Os números mostram que a avaliação do governo entre os estudantes recifenses é muito próxima da apurada em pesquisas nacionais. No último dia 6 de agosto, uma pesquisa do instituto Datafolha, realizada com 3.358 pessoas em 201 municípios, mostrou que 71% dos entrevistados avaliaram o governo como ruim e péssimo, 20% como regular e 8% como ótimo e bom.

Apesar da forte reprovação do governo Dilma, a mesma pesquisa revela que os jovens recifenses defendem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), cobram por mais concursos públicos, defendem a redução da carga tributária e rejeitam o Bolsa Família. Para o cientista político Adriano Oliveira, coordenador do estudo, as respostas dos estudantes mostram uma contradição.

“A agenda do PT continua viva no imaginário deles. Querem mais políticas sociais, mais gastos públicos e valorizam os programas criados pelo governo federal. Por outro lado, metade dos entrevistados rejeita o Bolsa Família. Para entender o motivo disso seria necessário fazer uma pesquisa qualitativa específica, mas é possível que enxerguem o programa como algo que incentive a preguiça, o oportunismo, a esmola”, analisa.

Embora 42,1% dos entrevistados pertençam às classes D e E, sendo potenciais beneficiários do Bolsa Família, na opinião do cientista político talvez eles identifiquem o programa como algo fora de suas realidades. “É um comportamento egoísta. Como a maioria deles não recebe o Bolsa Família, eles sentem que não têm nada a ver com isso. As pessoas tendem a só querer o que lhes beneficia diretamente, e isso é visível na forma como defendem o Prouni e o Fies”, explica.

Ao mesmo tempo, a questão da meritocracia, do crescer por meio do esforço individual, permeia os resultados. Os estudantes ouvidos são, em sua maioria, contra as cotas raciais nas universidades públicas e nos concursos, mas se dividem quando o critério passa a ser o social. “A exclusão para eles não passa pela raça, mas pela renda”, aponta Adriano.

Os resultados refletem a ideia de que um título universitário é algo primordial para se ter uma boa vida. A dedicação aos estudos foi a campeã no ranking dos responsáveis pelo sucesso profissional, alcançando 44,6%.

Fonte: JC OnLINE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.