Faixas exclusivas fiscalizadas a partir de segunda na Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As faixas azuis das avenidas Marechal Mascarenhas de Moraes e Herculano Bandeira serão fiscalizadas por 25 equipamentos eletrônicos a partir desta segunda-feira (17). De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a ação visa assegurar o respeito à prioridade de circulação do transporte público e reduzir ainda mais o tempo de viagem dos passageiros de ônibus. Os condutores de veículos particulares que forem flagrados utilizando a faixa exclusiva podem levar multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A sinalização horizontal vai mostrá-los que é possível entrar na faixa quando a linha se tornar pontilhada.
Além dos ônibus, também vão ter acesso aos corredores exclusivos os táxis cadastrados no município do Recife que estiverem transportando passageiros durante o trajeto.Os equipamentos funcionarão conectados entre si e apenas os condutores que forem flagrados por duas ou mais câmeras serão notificados. Não haverá período educativo, visto que a fiscalização na Faixa Azul já é realizada desde 2014 e a proibição de acesso por outros veículos já é indicado pela sinalização vertical.O crescimento da frota de veículos em Recife chegou a 67% nos últimos 10 anos, passando de 397 mil para 664 mil. Desde 2013, três novas faixas azuis foram instaladas nas avenidas Mascarenhas de Moraes, Herculano Bandeira/Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados, além do corredor de ônibus da Avenida Beberibe. A próxima faixa azul está prevista para ser implantada neste semestre, na Rua Real da Torre.
Desde que foram implantados 22 equipamentos na Mascarenhas de Moraes, a faixa proporcionou um aumento de cerca de 25% na velocidade média dos coletivos que circulam na via, que passou de 21 km/h para 26km/h. No local, circulam 59 linhas de ônibus, que transportam 146 mil passageiros diariamente. Já na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira, que possui 750 metros e compõe o trecho inicial do equipamento da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, foram implantadas três câmeras de fiscalização eletrônica. Na via, onde circulam 28 linhas, que transportam 144.500 passageiros diariamente, houve o aumento de 50% da velocidade média dos coletivos, que passou de 16km/h para 21km/h.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário