Gestor descarta racionamento como alternativa para combater crise hídrica

1A professora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau), da Universidade Federal de Mato Grosso, Cátia Nunes da Cunha, defendeu nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados a divisão do Pantanal em partes que possibilitem melhor descrição e caracterização científica do ecossistema. Na opinião da especialista, essa medida facilitaria a elaboração de leis sobre a região.

Ela foi uma das palestrantes da audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa que discutiu o futuro das áreas úmidas no Brasil.

Entende-se como zona ou área úmida, os ecossistemas que em parte do ano são secos, e em outra parte, são inundados, como o Pantanal. Essas regiões ocupam cerca de 20% do território brasileiro.

Catia Cunha explicou qual a situação atual dessas áreas no Brasil. “Como ela não tem uma caracterização, as áreas drenadas são as áreas que mais têm impactos ambientais, desde desmatamento, perda mesmo por drenagem e por outros tipos. O mundo já perdeu mais de 50% dessas áreas úmidas, o Brasil ainda está num momento em que ele pode consertar.” 

Para o representante do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Alberto Scaramuzza, a monitoração das zonas úmidas ao longo do tempo para a definição da extensão e das suas características é o que vai possibilitar a elaboração de políticas públicas específicas para a conservação das áreas.

Inventário de Áreas Úmidas
Ele explicou o programa do ministério que atua nessa direção, o Inventário de Áreas Úmidas. “Ele tenta utilizar diferentes bases de informação, diferentes fontes de informação e consolidá-las num primeiro inventário nacional com a extensão e as características de cada uma dessas áreas úmidas nas diferentes regiões do Brasil.”

O deputado Sarney Filho (PV-MA), que presidiu a audiência, afirmou que a Câmara não tem projetos diretos nessa área, mas ressaltou a importância de que as zonas úmidas, principalmente o Pantanal, sejam preservadas. “Ele [o pantanal] corre o risco de acabar, porque tudo o que se está fazendo no entorno dele, usinas hidroelétricas, plantação de cana, plantação de soja, plantação de algodão; tudo isso está mudando uma face do Pantanal e pode trazer prejuízos irreparáveis.”

Existem 42 tipos de áreas úmidas. A definição do termo surgiu na Convenção de Ramsar, celebrado em 1971, no Irã. No encontro, foram classificadas ainda as zonas úmidas de importância mundial. O Brasil conta com 12 regiões desse tipo.

Fonte: Câmara dos Deputados

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.