Gonzaga Patriota: Banco Central tem o menor efetivo desde 1975 e precisa de todos os aprovados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota chamou atenção para a falta de efetivo do Banco Central e cobrou a nomeação dos concursados aprovados em 2013. Segundo o socialista, o último concurso realizado oferecia 500 vagas e foi concluído com 1030 aprovados, mas até o momento foram nomeados apenas 300.
“O Senhor Alexandre Tombini, Presidente do Banco Central, expôs ao Ministério do Planejamento a necessidade de 1730 servidores ao solicitar este certame, o que significa que o órgão necessita urgentemente de pelo menos todos os aprovados”, disse.
Patriota ainda explicou que, após a crise financeira de 2008, o Banco Central perdeu cerca de 2.000 servidores por aposentadorias. E, para os próximos dois anos há previsão de mais 700 saídas pelo mesmo motivo. O processo de reposição, ao contrário, não foi proporcional às baixas, o que é visível, pois a Autarquia tem hoje o menor quadro de servidores desde 1975, com um déficit de 40% de servidores.
O deputado ainda ressaltou que todos os 730 aprovados restantes se submeteram a curso de formação. “Foram investidos tempo e recursos financeiros com o treinamento desses aprovados, sendo que o esperado e correto por parte da administração pública é que todos sejam nomeados”.
O socialista afirmou que por falta de servidores a única regional do Banco Central no Norte corre o risco de ser extinta.
“A situação se torna mais preocupante, quando verificamos que algumas atribuições, como fiscalização das instituições financeiras, cartão de crédito e os novos meios de pagamento estão prejudicados pela falta de pessoal. A única regional do Banco Central no Norte do Brasil corre risco de ser extinta por falta de servidores”.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Prezado deputado Gonzaga Patriota, o senhor está certo e muito bem informado acerca desta questão. O Banco Central está convivendo com as agruras de uma desidratação dos seu quadro de servidores, inclusive na contramão das demais autoridades monetárias mundiais. Realmente, a necessidade por servidores é patente, principalmente quando se fala nas novas atribuições conferidas àquela autarquia nos últimos anos. Parabéns por se importar com o tema que é muito sensível, sobretudo quando se está passando por dificuldades nas áreas financeira, cambial e econômica, entre outras.
Muito bom, Deputado. Bom saber que o legislativo, na figura de V. Excelência, está ciente da situação temerária do nosso Banco Central.
Obrigado, Deputado, pelo apoio aos aprovados do Bacen.
Deputado, muito obrigada pelo apoio aos aprovados no concurso do Banco Central! O BC corre risco de RH enorme por conta do menor efetivo desde 1975!
Parabéns Deputado! A economia brasileira e o Sistema Financeiro Nacional precisam de um órgão regulador forte! O Banco Central do Brasil passa por um momento bastante delicado em termos de Recursos Humanos. A nomeação dos aprovados e fundamental. Obrigado pelo apoio aos concursados do BACEN.
Senhor Deputado, obrigado por apoiar a nomeação de TODOS os aprovados do concurso do Banco Central. A instituição necessita repor o seu quadro de servidores sob pena de comprometer a qualidade no cumprimento de sua missão, que é a de manter a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente.