Gonzaga Patriota cumpre agenda política em Petrolina
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) cumpriu agenda política, nesta sexta-feira (10), em Petrolina, no sertão Pernambucano. O parlamentar participou de duas importantes reuniões: audiência pública realizada pelo Senado Federal que teve como foco a crise hídrica no Vale do São Francisco e um debate sobre Reforma Política promovido pela CUBAPE.
A região do Vale do São Francisco, uma das maiores produtoras de fruta no mundo, sediou o ciclo de debates da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. A audiência abordou alternativas para a grave situação provocada pela crise hídrica, que vem afetando o dia a dia dos moradores e traz risco de graves danos à economia de diversos municípios.
Presidente da CRA, a senadora Ana Amélia (PP-RS) dirigiu o debate, que foi solicitado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Ao final do encontro, ambos defenderam a necessidade de colaboração do governo federal para evitar o colapso da fruticultura do semiárido do Nordeste.
Em sua fala, o deputado federal Gonzaga Patriota abordou a importância do Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013), de sua autoria, que propõe a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica.
Patriota relatou que inicialmente expôs esta ideia em 1995, quando apresentou, por meio do Projeto de Lei nº 250, que incluía, no Plano Nacional de Viação, aprovado pela Lei nº 5.917, de 10 de setembro de 1973, a implantação de bacia hidrográfica que interligasse o Rio Preto, no Estado da Bahia, ao Rio Tocantins, no então Estado de Goiás, de maneira a assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.
Segundo o deputado, o projeto ficou esquecido, sem que lhe desse a devida importância. E em setembro do ano passado, o parlamentar voltou a apresentar o mesmo texto, agora sob a numeração de Projeto de Lei nº 6.569, de 2013, na esperança de que a ele fosse dada a atenção que o grave assunto merece.
“A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio”, justificou. A proposta aguarda, atualmente, a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça.
Já à noite, Gonzaga Patriota participou de um debate sobre Reforma Política, promovido pela CUBAPE (Central Única dos Bairros de Petrolina) ao lado do professor do Colegiado de Ciência Sociais da UNIVASF, Marcelo Henrique e dos ex-vereadores Ruy Wanderley e Deilson Mororó. De acordo com Pedro Caldas, coordenador do CUBAPE, o evento “teve o objetivo de contribuir na discussão da Reforma Política, já que hoje o país tem clamado por essas reformas”.
Gonzaga Patriota defendeu alguns pontos da Reforma Política, como por exemplo: fim das reeleições majoritárias, da suplência para o Senado e do financiamento privado para a campanha eleitoral; concorda com as eleições coincidentes e é contrário ao voto facultativo, dentre outros.
Os representantes do evento, organizarão um documento contendo todas as sugestões e críticas abordada durante o debate e encaminharão para o parlamentar que se comprometeu em apresentar uma emenda de plenário em cima das propostas apresentadas durante o debate.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário