Gonzaga Patriota volta a defender interligação Tocantins-São Francisco
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades
- Tags: Gonzaga Patriota
Ao discursar durante o Grande Expediente – espaço nobre, em que os deputados contam com mais tempo para abordar com profundidade temas de interesse da sociedade – na Tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados, na tarde desta segunda-feira (23), Gonzaga Patriota voltou a defender o seu Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013) que propõe a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica.
“Espero que nesse orçamento de 2016 tenhamos uma janela para que se coloque na formalidade esse meu Projeto de Lei. Não dá pra continuar desse jeito, só em Petrolina poderiam ter sido demitidos mais de 100 mil funcionários que dependem da irrigação. As chuvas estão sendo poucas a cada ano que passa, não vejo outra saída. Vamos valorizar o Comitê da Bacia do São Francisco, o comitê existe, precisamos que esse comitê seja fortalecido. É além de trazer água do rio Tocantins para o São Francisco, precisamos cuidar do rio, cuidar da revitalização e fazer com que o rio volte a viver”, comentou.
Na ocasião, o socialista informou que o Projeto de Lei (PL nº 6.569/2013) se transformou em um livro que será lançando ainda este ano. O livro intitulado: “O rio Tocantins vai desaguar no São Francisco” descreve todos os detalhes sobre o PL. Este é o 40ª livro do deputado Gonzaga Patriota.
Patriota acredita ainda que com a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica a população nordestina não será mais refém de carro-pipa.
Conforme delineia o projeto de Patriota, essa obra de transposição garantirá a navegabilidade e a regularização do nível das águas do São Francisco. “A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio”, justificou.
Estimada em R$ 2 bilhões, a proposta prevê a construção de um canal com cerca de 200 quilômetros de extensão entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta os municípios a Oeste da Bahia. O tráfego hidroviário do rio São Francisco seria feito pelo canal dos rios Preto, Tocantins e Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape, no Recife.
Gonzaga Patriota citou que a integração de bacias hidrográficas já foi testada em outros países. Ela tem sido adotada em inúmeros países como África do Sul/Lesoto, Egito, Equador, Peru, China, Espanha e EUA, interligando bacias superavitárias às bacias deficitárias. No Brasil, essa mesma tecnologia é usada em grandes sistemas de abastecimento de água em regiões metropolitanas (exemplos: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília).
Dois deputados presentes no plenário pediram aparte, durante o discurso de Gonzaga Patriota e apoiaram o projeto do parlamentar. Os deputados Padre Luiz Couto (PT-PB) e Heráclito Fortes (PSB/PI) defenderam maior agilidade na concretização do PL que propõe a interligação da hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário