Governo de Pernambuco cria a maior Unidade de Conservação estadual do NE‏

Foto Aluisio Moreira_7A partir de um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, neste sábado (14), durante a plenária do Todos por Pernambuco, o governo criou a maior Unidade de Conservação estadual do Nordeste. Com 110 mil hectares, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola compreende uma área nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

As Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais, legalmente instituídos pelo Poder Público com o objetivo de conservar a biodiversidade, os recursos naturais, o clima, o patrimônio genético e as paisagens.

“Essa unidade conservará amostras significativas da caatinga pernambucana e espécies raras e endêmicas como o tatu-bola. Elas reforçam a nossa política de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Queremos criar novas práticas, novas fomas de pensar o futuro do nosso Estado e o seu desenvolvimento dentro de um conceito sustentável, que olhe as regiões e suas peculiaridades. É uma área de preservação que fica como legado para as futuras gerações”, explicou Paulo Câmara, ressaltando que o espaço também será usado para estimular a pesquisa científica e promover a educação ambiental.

 Com a criação do Refúgio Tatu-bola, Pernambuco passa a contar com 79 UCs.  Desse total, 40 são de proteção integral, onde o uso do ambiente natural é restrito a pesquisas e visitas educacionais e controladas. Outras 39 são de uso sustentável, onde são permitidas atividades socioeconômicas definidas pelo Plano de Manejo.

 Presente no seminário, José Alves Siqueira, professor da Univasf e diretor do Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga, comemorou a ação e elogiou a “coragem” do governador. “Hoje é o dia de um sonho realizado. Isso tem um significado muito positivo para essa sustentabilidade que tanto se fala e pouco se faz. A gente vê uma mudança do discurso para a prática. A partir daí, com o conhecimento científico gerado na universidade, a gente consegue promover a recuperação das áreas degradadas e a formação de recursos humanos da universidade”, explicou o educador.

BALANÇO – Além de bater recorde histórico de captação de recursos para investir em proteção ambiental, o Governo de Pernambuco também tem investido na criação e estruturação de Unidades de Conservação. Hoje, o Governo do Estado conta com cerca de R$ 170 milhões em recursos de Compensação Ambiental, captados entre 2013 e 2014, através de ação especial da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Os recursos são provenientes de obras de grande impacto como refinarias, estaleiros, fábricas de automóveis, usinas e barragens.

Até 2010, Pernambuco possui apenas 7.100 hectares de Mata Atlântica com proteção integral, e, na Caatinga, zero de áreas protegidas pelo Governo do Estado. Com a criação da Reserva Tatu-bola, o crescimento das UCs no Estado representa um aumento de mais de 2.000 %. Vale destacar também que, só no período de 2011 a 2014, o incremento em UCs foi de 372%. Foram protegidos mais de 25 mil hectares de área, sendo 8,7 na Mata Atlântica e 16,3 mil na Caatinga.

 EDUCAÇÃO E CIDADANIA – Antes de dar início à grande plenária popular que marcou o encerramento do segundo dia do seminário do Todos por Pernambuco, o governador Paulo Câmara entregou simbolicamente kits escolares a alunos da rede estadual de ensino, compostos por mochila, fardamento, caderno, caneta, lápis e borracha. O gestor estadual também entregou, em Petrolina, CNHs populares.

 

Fonte: Arthur Cunha 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.