Governo encaminha à Alepe PL diminuindo carga tributária para artesãos de Tacaratu‏

IMG_Aluisio Moreira_2 (2)O Governo do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um Projeto de Lei que assegura a concessão de crédito presumido na alíquota do ICMS na venda de redes e mantas de algodão. O governador Paulo Câmara assinou a matéria, nesta sexta-feira (25), em ato no município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, cuja principal fonte de renda é a atividade. Na prática, a medida permitirá que o artesão pague apenas 1% da carga tributária líquida. Anteriormente, sem considerar as deduções dos eventuais créditos presumidos, o segmento estava sujeito à alíquota de 17% praticados nas operações dentro do Estado; e 12% nas negociações interestaduais.
A medida vai aumentar a competitividade do setor têxtil que perdia espaço para outros concorrentes do Nordeste e até para o mercado chinês. O mecanismo adotado pelo Governo do Estado se consolidará como uma vantagem para quem compra e para quem vende, pois o crédito presumido é um benefício que reduz os tributos pagos pelo contribuinte.
O incentivo do Executivo vai beneficiar diretamente centenas de famílias que vivem da produção artesanal no município sertanejo. Estima-se que 70% da população de Tacararu possua um vínculo com o mercado têxtil. A tapeçaria é um dos pilares da economia do município, que é considerado um dos maiores produtores do Nordeste. As peças produzidas conseguem ser distribuídas, inclusive, em algumas lojas de alcance nacional.

Para o governador, o PL, quando aprovado na Alepe, dará um novo ânimo à produção de Tacaratu, além de garantir emprego e renda. “Nós estávamos sofrendo uma concorrência desleal com a Paraíba, que tinha uma carga menor. Agora, estamos igualando para manter a nossa capacidade de gerar emprego e renda para o pernambucano. O Brasil passa por um momento de crise e Pernambuco sofre com seus efeitos. Só vamos superar com trabalho e dedicação, olhando e escutando o povo; e vendo as diversas formas de termos uma caminhada menos sufocante”, explicou Paulo Câmara.
JATOBÁ – Os cerca de 1.500 moradores do distrito de Volta do Moxotó, no município de Jatobá, vão passar a contar com água nas torneiras com a implantação de um sistema de abastecimento de água. O canteiro de obras do equipamento foi vistoriado, nesta sexta-feira (25), pelo governador Paulo Câmara, durante sua passagem pelo Sertão de Itaparica para inaugurar obras.
Com investimento de R$ 2,5 milhões – recursos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) -, o sistema contará com uma estação de tratamento de água, duas estações elevatórias (sistema de bombas) e dois reservatórios. Também serão implantados 11,5 mil metros de tubo para a rede adutora e distribuidora. A previsão é de que a obra seja concluída em fevereiro de 2016.
Fonte: Arthur Cunha 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.