Grécia paga parte das dívidas e sai da moratória

GreciaA Grécia pagou nesta segunda-feira (20) parte de suas dívidas ao Banco Central Europeu (BCE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 6 bilhões de euros, enquanto seus bancos abriram as portas após três semanas. Graças aos 7,6 bilhões de euros concedidos na sexta-feira (17) pelo empréstimo de emergência, a Grécia pagou duas partes de sua dívida com o FMI, que venciam em 30 de junho e 13 de julho, totalizando 2 bilhões de euros. Confirmado pela instituição, esse pagamento lhe permite sair da moratória, enquanto negocia o terceiro plano de ajuda para o país.

A Grécia pagou ao BCE 4,2 bilhões de euros, da dívida e dos juros, segundo uma fonte próxima ao Ministério grego da Economia, assim como concedeu ao Banco da Grécia um empréstimo de 500 milhões da moeda única europeia. O IVA passou de 13% a 23% para determinados alimentos, tarifas dos táxis, preservativos e serviços funerários. O imposto se manterá nos níveis atuais, porém, para o setor hoteleiro e foi levemente reduzido a 6% para medicamentos, livros e espetáculos.

O governo espera receita extra anual de 2,4 bilhões de euros a partir de 2016, e de 795 milhões ainda este ano. Esses aumentos foram aprovados pelo Parlamento grego, na última quarta-feira (15), e fazem parte de um acordo assinado com os credores há uma semana, em Bruxelas. O pacto foi firmado em troca de um novo plano de ajuda, o terceiro desde 2010.

Serviços bancários
Na manhã desta segunda-feira (20), as agências bancárias do país começaram a receber os clientes, mas o movimento registrado foi normal. Embora os serviços bancários continuem restritos – como, por exemplo, o saque de 300 euros diários em vez de 60, o que aumentará progressivamente -, pode-se voltar a comprar no exterior e, em caso de tratamentos médicos e de estudo fora da Grécia, fazer transferências para outros países.

Luka Katseli, presidente da União dos Bancos Gregos e do Banco Nacional da Grécia, uma das quatro principais entidades gregas, pediu que os gregos levem suas poupanças aos bancos para contribuir com a solvência do sistema. “Se tirarmos o dinheiro dos nossos cofres e de nossas casas, onde ele não está seguro, e trouxermos aos bancos, reforçaremos a liquidez da economia”, declarou à rede Mega, lembrando que cerca de 40 bilhões de euros foram retirados dos bancos desde dezembro, piorando consideravelmente a situação.

Apesar de tudo, a chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou no domingo sua oposição a uma redução da dívida grega. Ela alega que isso é impossível dentro da união monetária. “A Grécia já obteve um alívio. Se a avaliação do programa que deve ser negociado tiver êxito, podemos voltar a conversar sobre isso”, enfatizou. Pela primeira vez em vários meses, os especialistas do BCE, do FMI e da Comissão Europeia viajarão à Grécia esta semana para avaliar o estado de uma economia castigada pelas restrições financeiras.

Semana crucial
Esta semana também será crucial para o futuro do primeiro-ministro Alexis Tsipras. O acordo de Bruxelas exige que, nesta quarta-feira (23), sejam votadas reformas sobre justiça civil e legislação bancária. Segundo o jornal Avgi, ligado a seu partido, o Syriza, o premiê quer converter esse novo voto em uma moção de confiança. Na última quarta, ele perdeu 39 votos dos 49 deputados de seu partido de esquerda, depois que alguns congressistas consideraram que traíram o “não” votado no referendo de 5 de julho. Nessa consulta popular, os gregos expressaram sua rejeição às políticas de austeridade.

“O que me preocupa é ver que alguns (dentro de Syriza) continuam afirmando que, saindo do euro, podemos impedir a austeridade”, afirmou o ministro de Estado, Nikos Pappas, braço direito de Tsipras, em declarações ao jornal Ephimerida Ton Syndakton. Tsipras teve de enfrentar, inclusive, críticas do Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman, um dos maiores críticos das medidas de austeridade impostas a Atenas. Já os credores, assim que superarem suas diferenças, devem colocar em andamento um novo plano de ajuda à Grécia de mais de 80 bilhões de euros.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.