Greve dos petroleiros poderá provocar desabastecimento de combustíveis

1A Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e o Terminal Aquaviário da Transpetro, no Complexo de Suape, terão suas operações reduzidas com a greve dos petroleiros em Pernambuco. Com 800 trabalhadores no Estado, a categoria vai acompanhar a paralisação nacional comandada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). O movimento é um protesto contra o novo Plano de Negócios da Petrobras, que prevê redução de aportes e venda de ativos a exemplo da BR Distribuidora. Dependendo do tempo de paralisação, a distribuição de combustíveis no Estado poderá ser comprometida.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE-PB), Marcos Aurélio Monteiro, afirma que os sindicatos estaduais aguardam a sinalização da FUP para iniciar a greve a qualquer momento. Na última sexta-feira, a FUP protocolou na sede da Petrobras, no Rio, um comunicado de paralisação por tempo indeterminado, assinado por 13 sindicatos, prevendo o início da greve para a partir de hoje.

“Dessa vez nossas reivindicações não se referem a discussões salariais ou pautas da natureza do trabalho. Estamos preocupados com o desinvestimento na Petrobras, que significa diminuição dos empregos e perdas de conquista da categoria”, observa Monteiro. Em Pernambuco, a previsão era que a refinaria tivesse 1,5 mil funcionários quando entrasse em plena operação. Sem a conclusão do segundo trem de refino e com a Rnest funcionando apenas com 64% de sua capacidade, o número de petroleiros não ultrapassa 470. Os 330 restantes para completar o quadro de 800 trabalhadores no Estado estão distribuídos entre o Terminal da Transpetro e a sede administrativa no bairro de Boa Viagem.

A Rnest só está autorizada a processar 73,6 mil barris de petróleo, de um total de 115 mil do primeiro trem. Isso porque não concluiu obras fundamentais para reduzir a poluição ambiental. Com a paralisação, a previsão é que seja mantido um contingente de 30% dos trabalhadores, obedecendo à Lei de Greve.

A paralisação dos petroleiros por tempo indeterminado poderá prejudicar a distribuição de combustíveis para abastecer o mercado nordestino, além de atrasar o abastecimento de petróleo da Rnest, porque tanto a matéria-prima quanto os produtos entram e saem pelo Terminal da Transpetro. “Tudo vai depender das negociações com a Petrobras. Mas também existe outro fator, que é o comportamento do distribuidor. Em 1995 tivemos um caso de desabastecimento de combustíveis porque os distribuidores estocaram os produtos e alegaram que a culpa pela escassez era da greve”, alerta Monteiro.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.