Homem de confiança de Arraes, Carlos Siqueira sai dos bastidores para o comando do PSB

1O Partido Socialista Brasileiro (PSB) contou com três presidentes pernambucanos. Os dois primeiros, Miguel Arraes e Eduardo Campos, ambos falecidos, dispensam apresentações por suas trajetórias no Estado e no cenário político nacional. O terceiro e atual mandatário, porém, chegou ao poder máximo da legenda sem tanta exposição. Trata-se de Carlos Siqueira, ex-líder estudantil e advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Apesar das raízes locais, Siqueira vive há pouco mais de duas décadas em Brasília e é lá que tem seu domicílio eleitoral.

A história de Siqueira com o PSB se mistura com a relação dele com Miguel Arraes. Os dois se conheceram em 1979. “Na época, eu era filiado ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), mas era da juventude do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Fui esperá-lo no aeroporto porque sempre tive uma grande admiração por ele”, conta, referindo-se à volta do pernambucano do exílio.

A partir dos anos 80, Siqueira tornou-se um dos homens de confiança de Arraes. Em 1990, quando o ex-governador trocou o PMDB pelo PSB, ele foi junto. No partido, o atual fez de tudo e ficou um período na assessoria da liderança do PSB na época em que o partido constituiu sua primeira bancada federal. “Estruturei a Fundação João Mangabeira e fui secretário-geral da legenda durante nove anos com Arraes presidente e outros nove anos na gestão Eduardo”, relembra.Carlos Siqueira chegou à presidência do PSB em 2014, após o então presidente Roberto Amaral abrir mão das eleições internas. “Fui escolhido por um consenso das lideranças mais jovens. É um desafio extraordinário e tenho que honrar a tradição de fazer o partido crescer”, diz.

O mandato de Siqueira vai até 2017 e garante que não tem interesse em disputar um mandato eletivo. “Sempre fui muito crítico do sistema político eleitoral. Não tenho o perfil de pedir dinheiro para uma campanha. Pretendo continuar nos bastidores porque sempre fui mais de atuar com a organização e a estratégia partidária”, afirma.

As experiências de Siqueira nos governos sempre se deram nos bastidores. Primeiro com Arraes. Em 1992, durante o governo de Itamar Franco, ele foi chefe do gabinete do então ministro da Saúde Jamil Haddad, ex-presidente e um dos líderes da refundação do PSB na década de 90. Também trabalhou no ministério da Ciência e Tecnologia nas gestões de Eduardo Campos e Sérgio Rezende.

O presidente do PSB viu Eduardo se desenvolver politicamente e esteve no posto de coordenador-geral da campanha do pernambucano à presidência da República. Sobre o ex-governador, é só elogios. “Nunca pensei em substituir Eduardo no comando do partido. É uma responsabilidade imensa”, pontua.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.