Hospital Oswaldo Cruz fornecerá apoio para quem é viciado em comprar

1Vivemos numa sociedade que estimula o consumo e a satisfação de prazer proporcionado pela aquisição de produtos e serviços. Diante dessa situação, nem todo mundo consegue gerir bem o dinheiro. Estima-se que cerca de 5% da população mundial não conseguem segurar a carteira e perdem o controle sobre as despesas. Na psiquiatria, essa condição é chamada de compra compulsiva (ou oneomania), classificado como transtorno do controle do impulso, cuja característica é a falha em resistir a impulsos, instintos ou desejo de realizar um ato que é prejudicial.

Para dar apoio aos pernambucanos que se enquadram nessa situação, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) oferecerá terapia cognitivo-comportamental de grupo através da Unidade de Pesquisa Clínica (Unipeclin) do hospital. “Vamos oferecer um suporte completo a quem não consegue controlar a compra compulsiva”, diz a psicóloga Ilduara Valéria Ferraz, mestre em neuropsiquiatria e ciências do comportamento.

Para oferecer atendimento na Unipeclin/Huoc, com base em programas clínicos a partir de evidências, Ilduara e outros profissionais participam de workshop sobre compra compulsiva, nos dias 21 e 22, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). O curso, ministrado por profissionais do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Pro-Amiti) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, é aberto a qualquer profissional de saúde e de outras áreas interessado em comportamento do consumidor.

“Vamos orientar os participantes do curso a conduzir de forma adequada o tratamento de quem compra compulsivamente. É um transtorno que pode ser revertido. Ou seja, a pessoa tem chances de voltar a ter uma relação normal e saudável com o dinheiro”, explica o psiquiatra Hermano Tavares, que apresentará a experiência do Pro-Amiti no workshop e compartilhará experiências terapêuticas. “A partir desse curso, será criado um protocolo de atendimento de terapia cognitivo-comportamental direcionado a compra compulsiva”, diz a psiquiatra pernambucana Kátia Petribú, que integra o Consórcio Nacional para Estudo de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (C-TOC).

{EMBED 1}

Em abril, esse acompanhamento será iniciado. Os pacientes que desejarem suporte já podem entrar em contato com o Unipeclin/Huoc. “O objetivo da terapia cognitivo-comportamental é trabalhar a forma de pensar em relação ao comprar. Ajudamos as pessoas a organizar a vida para que não fiquem vulneráveis ao consumo exacerbado”, explica Ilduara.

O atendimento será feito em parceria com o Núcleo de Proendividados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). “O projeto para implementação do convênio está sendo formatado. Muitas das pessoas na condição de endividamento que nos procuram precisam de suporte terapêutico. Vamos encaminhá-las para o serviço do hospital”, observa a juíza Nalva Campello, coordenadora do Proendividados.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.