Imprensa internacional repercute protestos contra o governo

1As manifestações contra a presidente Dilma Rousseff neste domingo (16) reuniram um público maior do que as manifestações de abril, mas menor do que as de março nas 25 capitais e 25 Estados mais o Distrito Federal. Ao todo, cerca de 866 mil pessoas participaram. Em abril, haviam sido 521 mil e, em março, 1,7 milhão. A única capital que não registrou protestos foi Porto Velho (RO). Os números deste domingo e de abril não incluem os manifestantes do Rio e do Recife, onde a PM não liberou estimativas. Organizadores estimam os públicos em 100 mil e 50 mil, respectivamente. Os protestos e a crise política e econômica no País foram destaque nos sites dos principais jornais internacionais.

The Guardian
O jornal “The Guardian” afirmou que Dilma Rousseff está “sob fogo” e “olha fixamente para o fantasma do impeachment”. A publicação britânica informou que os brasileiros participaram das manifestações porque estão irritados com os desdobramentos de “um enorme desdobramento escândalo de corrupção”, uma economia em recessão e duras medidas de austeridade.

The New York Times
O americano “The New York Times” também destacou que “os protestos no Brasil mantém a pressão na presidente Rousseff”, lembrando que, menos de um ano após o início do “seu tumultuado segundo mandato”, o índice de aprovação da presidente de esquerda diminuiu um dígito e as pesquisas mostram que dois em cada três brasileiros já concordam com o impeachment.

Abc News
A rede de TV norte-americana “ABC News” publicou em sua página na internet que os protestos contra o governo “varreram” as ruas do Brasil” e são vistos como um barômetro do descontentamento com a crescente impopularidade de Dilma. A publicação observou, entretanto, que “os protestos atraíram multidões relativamente modestas, provavelmente dando ao presidente algum espaço para respirar.”

Financial Times
O “Financial Times” destacou que os manifestantes “vociferaram sua raiva” e que o ódio popular foi alimentado pela piora da economia e os desdobramentos da operação Lava Jato. Eles ressaltaram que apresar do crescente “desafeto” do Brasil por Dilma, a presidente deve permanecer no cargo, mesmo com os apelos para um impeachment.

El País
O espanhol “El País” frisou que a presidente Rousseff enfrenta “um novo protesto em massa pela sua demissão” feito por grupos que defendem o fim da era de domínio do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência do Brasil.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.