Inteligência britânica diz que Ocidente segue sob ameaça de grandes atentados

20150109152701368344eO chefe da agência de espionagem doméstica britânica disse que o Ocidente segue sob a ameaça de grandes atentados com muitas vítimas, para além dos ataques como o da revista Charlie Hebdo, e é quase inevitável que algum tenha êxito.

Falando em Londres na noite de quinta-feira, um dia após o sangrento ataque em Paris contra a revista Charlie Hebdo, que deixou doze mortos, Andrew Parker, diretor-geral do MI5, evocou o risco de ataques que podem ser cometidos por indivíduos que retornam da Síria e sustentou que será impossível deter todos.

Embora a ameaça mais evidente seja proveniente da organização Estado Islâmico (EI), os grupos extremistas vinculados à Al-Qaeda continuam sendo um risco que não deve ser esquecido, lembrou Parker em uma conferência no Royal United Services Institute (RUSI).

“Seguimos enfrentando complôs mais complexos e ambiciosos que seguem a tendência, infelizmente bem estabelecida hoje, da Al-Qaeda e seus imitadores: tentativas de provocar mortes em massa, com frequência atacando meios de transportes ou alvos simbólicos”, disse.

“Sabemos, por exemplo, que um grupo de terroristas fanáticos da Al-Qaeda na Síria projeta atentados de grande porte contra o Ocidente”, declarou Parker, sem especificá-lo.

“Embora nossos sócios e nós façamos todo o possível, sabemos que não podemos deter tudo”, acrescentou.

Fontes confiáveis disseram nesta sexta-feira à AFP que o grupo ao qual Parker se referiu é o Khorasan, que reúne jihadistas afegãos e paquistaneses da velha guarda, em oposição ao recente Estado Islâmico, que lutaram na Síria.

Raffaello Pantucci, diretor do instituto de análises International Security Studies, com sede em Londres, estimou que o ponto central da intervenção de Parker é que não se deve esquecer as velhas ameaças após o ataque contra a Charlie Hebdo, que responde a algo mais novo, o dos “lobos solitários”, capazes de provocar muitos danos com pouca estrutura.

“Há uma tendência quando ocorrem coisas, que é a de assumir que existe uma nova ameaça e que essa é a única ameaça que existe. A realidade é que as outras ameaças sobrevivem”, explicou Pantucci à AFP.

“Então embora acompanhemos um aumento deste tipo de coisas protagonizadas por uma pessoa, ainda existe muita gente planejando grandes ataques”, acrescentou.

Mais poderes

O responsável pela espionagem doméstica expressou o desejo, neste contexto, de que os serviços antiterroristas disponham de poderes reforçados para a identificação e a vigilância de suspeitos.

Pauline Neville Jones, que foi ministra de Segurança no atual gabinete conservador de David Cameron, disse que as palavras de Parker respondem a “uma questão não resolvida”, que é a da capacidade das agências de inteligência de intervir nas comunicações no mundo da internet e nas novas tecnologias.

“No próximo Parlamento”, o que surgir das eleições de 7 de maio de 2015, “teremos que nos ocupar deste assunto. Precisamos de um acordo de longo prazo com as salvaguardas suficientes para que todos se sintam tranquilos”, disse Neville Jones à rádio BBC 4.

Os responsáveis da inteligência britânicos lamentaram em muitas ocasiões que os operadores de internet e as redes sociais não deem a eles todo o acesso às comunicações dos usuários que gostariam.

Assim, recentemente, um comitê parlamentar culpou uma destas companhias ou rede social, sem citá-la, de não ter informado sobre um diálogo on-line que poderia ter evitado a morte do soldado Lee Rigby, assassinado a machadadas nas ruas de Londres no dia 22 de maio de 2013.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.