Investidores preveem mais inflação, mais juros e menos crescimento

e5a6bf80aacd4dc3544088aeedf7a327A recessão econômica deste ano deve ser mais profunda e já condenou o País a não retomar o crescimento no ano que vem. Depois do maior contágio da crise política na economia, os economistas do mercado financeiro revisaram as projeções. Todas as previsões são negativas.

A aposta para a retração da atividade econômica em 2015 passou de 1,8% para 1,97%. Já para o ano que vem, a previsão de crescimento caiu de 0,2% para zero. Para completar um quadro ruim, os especialistas esperam mais inflação, fenômeno que o brasileiro já sente no bolso.

De acordo com a pesquisa semanal feita pelo Banco Central com as principais instituições financeiras, as estimativas para o IPCA, índice usado oficialmente no sistema de metas subiu de 9,25% para 9,32% neste ano. Foi a 17ª alta seguida.

Se confirmado o percentual, será a maior inflação desde 2002.

Com as sucessivas altas do dólar na semana passada, aumentou a desconfiança do mercado financeiro em relação à promessa do BC de fazer a inflação chegar na meta em 2016. O levantamento mostra que a perspectiva para o IPCA subiu de 5,4% para 5,43% no ano que vem.

Mesmo com previsões piores para os preços, os analistas mantiveram a aposta que o BC terminou o ciclo de aumento dos juros. Quando o BC aumenta os juros, com o objetivo de frear o consumo e controlar a inflação, afeta toda a atividade produtiva. O crédito fica mais caro, o que prejudica empresas e trabalhadores.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) na ata da última reunião reafirmou que a alta estaria no fim, mas deixou a porta aberta para mais reajustes na Selic “em caso de desvios significativos das projeções de inflação em relação à meta”

Desde agosto do ano passado, o BC aumenta a Selic. Passou de 11% ao ano para os atuais 14,25% ao ano. Mesmo assim, os dados acumulados mostram resistência.

Na última sexta-feira, o IBGE informou que o IPCA acumulado nos primeiros sete meses do ano chegou a 6,83%, o índice mais elevado para o período de janeiro a julho desde 2003 (6,85%). No ano fechado de 2003, o IPCA foi de 9,30%.

Julho viu alguns cortes de estimativas dos economistas sobre a inflação em 2016, movimento que corroborou nos mercados financeiros as expectativas de fim do ciclo de alta dos juros básicos.

A deterioração das projeções segue a do cenário político que joga mais incerteza sobre a capacidade do governo de controlar as contas e contornar a crise. A turbulência política, inclusive, termina sendo mais nociva para o País do que a crise econômica. Isso porque, fraca e com pouco apoio no Congresso, a presidente Dilma Rousseff tem dificuldades para implementar o ajuste fiscal desenhado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Para a indústria, a retração prevista pelo Focus também piorou de 5%  patamar em que foi mantida por três semanas para 5,21%. Ao olhar para 2016, os economistas também reduziram a projeção para o setor de alta de 1,30% para 1,15%.

As mudanças nas estimativas vêm em meio à pior crise política do Brasil desde o governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que tem abalado a já fraca economia e a confiança dos agentes econômicos.

Fonte: Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.