Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Foi divulgado pelo Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), nesta quarta-feira (1º), o balanço final das ações relativas à Operação Páscoa. O objetivo foi verificar se mercadorias e balanças utilizadas para medir produtos consumidos nesse período se encontravam em conformidade com os padrões do Inmetro.
Os fiscais visitaram diversos mercados públicos e feiras livres do Estado. No Recife, as equipes fiscalizaram 73 balanças. Duas foram reprovadas. Em Caruaru, no Agreste, foram 100 equipamentos, e outros dois não passaram no teste. Já em Petrolina, no Sertão, mais de 300 balanças foram averiguadas, mas apenas uma foi apreendida pelo fato de o modelo do instrumento estar fora dos padrões.
Para contemplar quem vai viajar no feriadão da Semana Santa, o Ipem também fiscalizou as balanças do Aeroporto Internacional do Recife. Não foram encontradas falhas nos mais de 60 instrumentos analisados. “Com o índice baixo de reprovação, percebe-se que há uma preocupação por parte dos fabricantes em se adequar às normas do Inmetro”, explica o presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto.
Na semana passada, foram os produtos consumidos na Páscoa que passaram por avaliações. Na ocasião, foram identificadas irregularidades em 12 tipos de mercadorias. Os erros, entretanto, não foram considerados graves, já que se situaram dentro da tolerância do Inmetro. Os técnicos analisaram 1.450 unidades de colombas, azeites e pescados. No caso dos ovos de chocolate, quatro marcas passaram pelos testes, mas não houve reprovação.
O consumidor que se sentir lesado em relação ao quantitativo ou ao peso do produto poderá acionar o Ipem através do telefone 0800.081.1526.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário