Leonardo Picciani é reconduzido à liderança do PMDB na Câmara

1A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara informou nesta quinta-feira (17) que o deputadoLeonardo Picciani (PMDB-RJ), aliado do Palácio do Planalto, foi reconduzido à liderança do PMDB na Casa. A confirmação se deu cerca de duas horas após o parlamentar protocolar lista de assinaturas com apoio ao nome dele para o cargo.

De acordo com Picciani, foram coletadas 36 assinaturas, número suficiente para garantir o retorno dele ao comando da bancada. A Secretaria-Geral explicou que qualquer pedido com este número mínimo de assinaturas de deputados do PMDB pode destitutir o atual líder do partido e substituí-lo automaticamente, a qualquer momento.

Na semana passada, Picciani havia sido substituído pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) após a formação de outra lista de apoio em um movimento patrocinado pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. A mudança também teve apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Parte da bancada se queixou da lista oficial do PMDB para compor a comissão especial do impeachment na Câmara.

Após a checagem das assinaturas, Picciani foi automaticamente reconduzido à liderança. “Eu fui obrigado a fazer uma lista porque era a única forma de retonar ao mandato para o qual eu fui eleito e manter o calendário da bancada que prevê a eleição direta, sem listas, para fevereiro”, justificou Picciani após protocolar a lista.

A lista de Picciani foi alvo de polêmica por conta de três assinaturas que faltavam ser validadas. Segundo o novo líder, os deputados Vitor Valim (PMDB-CE), Jéssica Sales (PMDB-AC) e Lindomar Garçon (PMDB-RO) também tinham dado apoio a Quintão e havia uma interpretação dúbia sobre o documento que tinham assinado, que dizia que todas as outras assinaturas em listas deveriam ser desconsideradas. Os três, então, compareceram à Secretaria-Geral e confirmaram as assinaturas de apoio a Picciani.

Planalto
Nos últimos meses, Picciani se aproximou do Palácio do Planalto e acabou se isolando dentro da bancada. Um dos pontos polêmicos para o seu isolamento foi a indicação, por Picciani, de membros para a comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele indicou parlamentares menos críticos ao governo, o que desagradou a ala dissidente do PMDB favorável à saída de Dilma do poder.

Para garantir o apoio de Picciano, o governo estava articulando nos bastidores para que deputados da base migrassem para o PMDB para ajudá-lo a ter assinaturas suficientes para voltar ao cargo.

O assédio do governo desencadeou uma ação capitaneada por Temer, que resultou em uma resolução aprovada pela Executiva Nacional na quarta-feira (16) para restringir a filiação de deputados federais ao partido. Com a nova regra, todas as novas filiações terão que receber o aval da cúpula da legenda.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.