Levy, Lewandowski e Barbosa anunciam medidas para agilizar execuções fiscais

1Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, se reuniram nesta quarta-feira (2) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para discutir formas de agilizar processos de execução fiscal de maneira a aumentar a arrecadação do ano que vem. A reunião foi chamada por Lewandowski, que sugeriu uma parceria entre Executivo e Judiciário para adotar medidas como mediação, conciliação e realização de mutirões.

A execução fiscal consiste na cobrança compulsória, através do Judiciário, dos que devem ao Fisco. De acordo com o presidente do STF, dos 100 milhões de processos em tramitação na Justiça, 30 milhões dizem respeito à execução fiscal. “Vamos desenvolver alterações legislativas; mudanças administrativas para agilizar a cobrança”, afirmou o presidente do STF.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que acelerar a execução fiscal é uma forma de “se enfrentar uma realidade sem ter de aumentar mais os impostos”. Ainda não há estimativa de quanto será possível arrecadar, mas Levy falou que conta com “uma dezena de bilhão” de reais de aumento na arrecadação.

“Essa colaboração é no sentido de agilizarmos a execução fiscal. São várias frentes para desburocratizarmos a execução fiscal e, de outro lado, usarmos mecanismos desenvolvidos pela nova lei de mediação e pelo novo Código de Processo Civil, Conciliação e mediação que podem ser usadas no que diz respeito aos devedores do Fisco”, afirmou o presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Barbosa afirmou que a iniciativa vai simplificar a cobrança da dívida ativa. No período de recesso, entre o final deste ano e o início de 2016, será formado um grupo de trabalho para identificar as soluções a serem adotadas e concluir as estimativas de ganhos.

“Estamos discutindo iniciativas de melhoria de gestão da cobrança da dívida ativa, de otimização de processos dentro dos poderes do Estado brasileiro. Isso gerará uma economia de recursos administrativos e uma receita adicional que vai contribuir para a melhor execução orçamentária ano que vem e todos os anos seguintes”, afirmou Barbosa.

O valor da dívida ativa da União chega a mais de R$ 1 trilhão, de acordo com os ministros. A dívida ativa é composta por todos os créditos – de natureza tributária ou não-tributária – inscritos pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, depois de esgotado o prazo fixado por lei para pagamento ou por decisão proferida em processo regular.

Levy disse que a iniciativa conjunta com o Judiciário “vai ao encontro” da atividade que o Ministério da Fazenda tem feito ao longo do ano “de fortalecimento dos mecanismos de informação e de seleção de crédito dentro da Procuradoria da Fazenda, a própria reformulação do Carf, que vai dando clareza e agilidade” “De tal maneira que a gente passa a ter uma transparência na massa de ações que pode realmente trazer recursos.”

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.