Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Os feras vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 24 e 25 de outubro devem ser pontuais. Pernambuco é um dos estados que está fora do horário de verão, o que implica numa atenção redobrada por parte dos estudantes com a chegada ao local de prova. Com a diferença de uma hora em relação ao horário de Brasília, a indicação é que os feras pernambucanos compareçam ao local de prova às 11h, uma hora antes do fechamento dos portões, que acontece ao meio dia.
Para aqueles que usarão o transporte público para chegar aos locais de prova, o Grande Recife Consórsio reforçou hoje, primeiro dia de prova, 34 linhas, além da reativação da linha 431 – Cidade Universitária. Neste dia, 1.766 veículos realizarão cerca de 20.075 mil viagens, ou seja, 37 veículos e 351 viagens a mais que um sábado normal.
Já no domingo (25), 41 linhas estarão reforçadas e mais três linhas serão reativadas, são elas: 116 – Circular (Príncipe), 431 – Cidade Universitária e 424 – CDU/Torrões (Via San Martin). Ao todo, neste dia, estarão nas ruas 1.392 veículos realizando cerca de 16.914 mil viagens para atender os estudantes, 63 veículos e 569 viagens a mais que um domingo usual. É importante lembrar que o estudante deve se deslocar para o local de prova com antecedência, evitando imprevistos. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.
Na capital, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema de monitoramento de tráfego para a realização do Enem, que acontece no sábado (24) e domingo (25). A CTTU vai disponibilizar um efetivo extra de 20 agentes de trânsito para atuar durante a operação, que acontece entre 8h e 19h. Além disso, no sábado, 20 orientadores de trânsito serão destinados exclusivamente ao monitoramento das áreas dos principais locais de prova. Outros 320, que atuam em pontos já conhecidos da cidade, estarão nos postos habituais de trabalho.
O monitoramento vai priorizar os principais corredores viários e terá o intuito de proporcionar mais fluidez nas proximidades dos locais de prova, que concentram o maior número de candidatos. Entre as áreas de atuação da CTTU, estão o entorno da Universidade Católica de Pernambuco, da Faculdade Estácio FIR, do Parque 13 de Maio, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de colégios como o Boa Viagem, Damas e São Luis. O monitoramento também será realizado pela equipe da Central de Operações de Tráfego (COT), que vai acompanhar o trânsito com o auxílio de 112 câmeras implantadas nas principais vias do Recife. A população poderá acionar a Companhia através da teleatendimento 24h: 0800.081.1078.
Na cidade de Ipojuca, por conta das provas do Enem, o trânsito será reforçado com relação ao número de agentes. Também haverá o disciplinamento e acomodação dos veículos nas vias permitidas para estacionamento, uma vez que o Enem demandará mais veículos circulando pelo município. Já em Olinda,a prefeitura informou que as rotas serão na cidade durante o final de semana, ou seja, não haverá alteração.
Atenção
Os pais e condutores dos veículos também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode receber uma multa que varia entre leve, média e grave, no valor de R$ 53,21 (três pontos na CNH), R$ 85,13 (quatro pontos na CNH) ou 127,69 (cinco pontos na CNH).
Fonte: DP
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário