Mais de 10 mil trabalhadores estão parados em fábricas de veículos

1Em um cenário de queda de 25% nas vendas e de 21,7% na fabricação em abril, na comparação com o ano passado, a indústria automotiva tem buscados soluções para adequar a produção à demanda em baixa. Atualmente, são mais de 10 mil trabalhadores parados, em férias coletivas, licença remunerada ou cujos contratos foram suspensos temporariamente (layoff). Além disso, as montadoras têm aberto planos de demissão voluntária (PDVs).

Volkswagen
A marca com maior número de trabalhadores ociosos é a Volkswagen. Na planta de São Bernardo do Campo (SP), 8 mil têm férias coletivas por 10 dias, desde a última segunda-feira (4).

Os números são do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A marca não confirma a quantidade, mas diz que a produção ficará parada até o dia 14. Na planta, são feitos os modelos Gol e Saveiro.

Em Taubaté (SP), há outros 370 funcionários em layoff, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos local.

Destes, 250 estão parados desde 17 de março. A suspensão de contrato, para eles, vale até 17 de agosto.

Os 120 restantes tiveram os contratos suspensos em 27 de abril, por até 5 meses.

Nessa fábrica a Volkswagen produz os modelos Up, Gol e Voyage.

General Motors
A General Motors, dona da Chevrolet, adota medidas de adequação da produção em duas fábricas.

Em São José dos Campos (SP), são 473 trabalhadores com os contratos suspensos desde março. Eles ficarão parados até 8 de agosto. Na mesma planta, outros 325 trabalhadores terão os contratos suspensos até 7 de agosto.

A montadora também está com um PDV aberto, mas não há informações sobre as condições e o número de adesões. Em São José são montados os veículos S10 e Trailblazer.

Na fábrica de São Caetano do Sul (SP), desde a última terça-feira (5), 467 funcionários da marca estão em “licença remunerada por tempo indeterminado”, informa a GM.

Além disso, 850 trabalhadores estão parados desde 10 de novembro. O layoff, neste caso, acaba no próximo sábado (9). Lá, são feitos os modelos Classic, Cobalt, Cruze, Montana e Spin.

Mercedes-Benz
Na fábrica de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, há 750 trabalhadores com contratos suspensos até 15 de junho.

E também há um plano de demissões voluntárias, aberto até 15 de maio. A marca não informa previsão ou número parcial de funcionários que aderiram.

Ford
A partir da próxima segunda-feira (11), a Ford implantará layoff na fábrica de São Bernardo do Campo. Lá, são feitos caminhões e o New Fiesta hatch. A montadora não divulgou o número de funcionários envolvidos no plano. Todos os demais trabalhadores das linhas de produção entrarão em férias coletivas até 22 de maio.

Fiat
Na planta da Fiat, em Betim (MG), 2 mil trabalhadores entram em férias coletivas a partir da próxima segunda-feira (11). A medida vale por 20 dias.

Emprego
Em abril, a indústria automobilística empregava 139,6 mil pessoas, de acordo com a associação das montadoras, a Anfavea.

O montante inclui os que atuam em fábricas de máquinas agrícolas e rodoviárias e é 9,5% inferior ao do mesmo mês em 2014. Na comparação com os últimos anos, esse patamar é superior somente ao de 2010.

Desse total, 122,2 mil pessoas estavam na produção de carros, caminhões e ônibus em abril passado, um volume 8,2% menor que o de 1 ano atrás.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.