Mais de 70% dos brasileiros rejeitam corte do Fies

1A maioria dos brasileiros desaprova as mudanças realizadas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA, 73% dos entrevistados são contra as medidas que resultaram na redução do Fies, 94% consideram que o governo federal deveria ampliar os investimentos em educação e 87% rejeitam cortes no setor com a finalidade de promover ajustes na economia.

O Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Fies são vistos como unanimidade em todas as regiões e classes sociais. “Esses programas conquistaram o consenso na sociedade”, atesta Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa. “Os resultados obtidos também mostram claramente que os brasileiros repudiam qualquer enfraquecimento deles, sejam promovidos pelo atual governo ou por outras eventuais gestões”, analisa. 

A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 13 de março, vem a público logo após uma entrevista concedida pela presidente Dilma Rousseff, na última terça-feira (17), em que ela declarou que o governo “cometeu erros com o Fies” ao deixar as matrículas a cargo do setor privado, e destacou ajustes no programa.

As alterações estão sendo formuladas desde dezembro, gerando apreensão entre os estudantes subsidiados pelo fundo: cerca de 1,9 milhão de alunos, entre 2010 e 2014, totalizando investimento de R$ 28,45 bilhões.

Pouco mais de 58 mil destes estudantes estão matriculados em faculdades pernambucanas, como Patrícia Alexandre, de 21 anos, que cursa o terceiro período de psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Ela fez jus a uma bolsa de 100% e considera o benefício sua “oportunidade de poder estudar”. “De outra forma, não poderia pagar os R$ 627 da mensalidade”, confessa.

Embora o Ministério da Educação (MEC) garanta que todos os alunos que efetuaram o contrato com o fundo de financiamento até o ano passado terão seus aditamentos renovados no prazo de 30 de abril, muitos beneficiários estão apreensivos. “Tenho medo de alguma mudança desfavorável”, admite Patrícia.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.