Ministro do Supremo nega liberdade ao ex-deputado Pedro Corrêa

1O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar (decisão provisória) solicitada pela defesa do ex-deputado Pedro Corrêa (PE) para revogar a prisão preventiva decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, que comanda a ação penal na primeira instância.

Condenado no processo do mensalão do PT por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, Corrêa cumpre pena de 7 anos e 2 meses desde o fim de 2013. Ele estava no regime semiaberto, em Pernambuco, mas foi transferido para Curitiba por ordem de Sérgio Moro.

A defesa do ex-deputado argumentou no pedido de liminar que Corrêa já é investigado em inquérito sobre a Lava Jato na Suprema Corte juntamente com parlamentares que têm foro privilegiado. O advogado de Corrêa afirmou na peça judicial que o juiz federal “violou a competência do Supremo Tribunal Federal” ao ter decretado a prisão “pelos mesmos e exatos fatos” que são investigados pela mais alta corte do país.

Conforme a defesa, os dois processos “dizem respeito à suposta distribuição de
propina ao PP e a seus agentes políticos”.

Em sua decisão, Zavascki destacou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parte das acusações contra Pedro Corrêa para o Paraná e manteve outro trecho no inquérito dos congressistas. O ministro ressaltou ainda que não é possível constatar, de imediato, “perfeita identidade” entre os fatos investigados no Paraná e os fatos apurados no STF.

“Desse modo, apesar de os fatos investigados nesta Corte, no âmbito do Inq 3.989, possuírem clara correlação com aqueles que ensejaram a decretação da custódia cautelar do reclamante, não se evidenciam hipóteses concretas que autorizem, liminarmente, a suspensão da decisão reclamada, porque não é possível, de plano, constatar perfeita identidade entre eles.”

Zavascki pediu informações ao juiz Sérgio Moro sobre o motivo da nova prisão para saber se, de fato, é o mesmo tema da investigação no Supremo conforme alega a defesa do ex-deputado.

Um dos delatores da Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras relatou que o dinheiro oriundo de propina cobrada de fornecedores da estatal foi repassado ao ex-deputado Pedro Corrêa no primeiro semestre de 2010 para abastecer a campanha eleitoral.

Quando as declarações de Costa se tornaram públicas, o advogado Clóvis Corrêa, que defende o ex-parlamentar de Pernambuco, disse que desconhecia o recebimento de qualquer quantia em dinheiro para o financiamento de campanha de seu cliente.

A Polícia Federal alega que Pedro Corrêa continuou recebendo uma espécie de “mesada” mesmo após ter tido o mandato cassado na Câmara dos Deputados em 2012, após ser condenado pelo Supremo no mensalão do PT. Alguns pagamentos, de acordo com a PF, foram feitos pelo doleiro Alberto Youssef.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.