Morte de Eduardo Campos completa um ano e filho é apontado como herdeiro político

1A queda de uma aeronave Cessna Citation 560X nas proximidades da Base Aérea de Santos há exatamente um ano mudou a vida de muitas famílias e os rumos da eleição presidencial de 2014. Com o acidente e a consequente morte de Eduardo Campos, o País perdeu um candidato que prometia superar a polarização entre PT e PSDB e Pernambuco vivenciou pelo menos uma semana de luto e intensas emoções até o velório no Palácio do Campo das Princesas e o enterro dos restos mortais do seu ex-governador no cemitério de Santo Amaro.

Um ano após morrer, Eduardo Campos é bastante lembrado no meio político e pela população. Uma das perguntas mais frequentes é sobre quem fará uso do espólio eleitoral do ex-governador. Ainda que seja uma aposta para o futuro, o estudante universitário João Campos – o mais velho dos filhos homens de Eduardo (além do jovem, ele é pai de Maria Eduarda, Pedro, José e Miguel) – é o mais indicado para aproveitar o patrimônio e o capital político deixado pelo pai.

Segundo os aliados de Eduardo, João Campos já tem estatura política suficiente para pular o pleito de 2016 e mirar uma vaga de deputado federal em 2018. O posto, dizem os socialistas, só não foi ocupado em 2014 por uma reflexão do próprio João e por interferência de Renata Campos, que pediu ao filho para terminar o curso de Engenharia antes de ser testado nas urnas.Para pavimentar seu caminho, em outubro do ano passado, João passou a integrar a Executiva do PSB pernambucano na condição de secretário de Organização da legenda. Com isso, começou a percorrer o Estado promovendo congressos e outros eventos partidários. Mas colocar o pé na estrada não é novidade para o jovem.
Além de acompanhar o pai ao longo de sua vida pública, ele atuou fortemente na campanha de Paulo Câmara (PSB) ao governo após a morte de Eduardo. Sua participação em comícios e reuniões, dizem alguns socialistas, era até mais esperada que a do então candidato.

“O partido deseja muito, os amigos de Eduardo desejam, mas isso é uma decisão exclusivamente dele. Eduardo, a gente sabe, de uma certa forma desejou isso já para 2014 e chegou a conversar com algumas pessoas, inclusive com o próprio João. Ele fez uma série de ponderações, por conta da faculdade”, afirma o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

Foi o apoio à candidatura de João Campos que levou a uma briga familiar. Na medida em que estimulava o projeto do filho, Eduardo desmobilizava a candidatura da vereadora Marília Arraes (PSB) à Câmara Federal. A socialista desistiu do pleito, rompeu com o ex-governador e passou a integrar a oposição. Agora, tem até setembro para escolher uma nova legenda e estuda a possibilidade de ir para o PTB, PDT, PT e o PSOL. “Eduardo se transformou em um líder político, mas não conseguiu unir a família”, aponta o cientista político Vanunccio Pimentel.

Dentro do PSB, ninguém admite que o projeto eleitoral de João Campos cause ciúmes. O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), próximo da família Campos, até já traça o cenário da candidatura. “A obra de Arraes e Eduardo tem que ter um herdeiro e pelo comportamento e atitude vejo que João pode ser essa pessoa. Ele se forma no final de 2016, início de 2017 e nas eleições de 2018 teremos um candidato legislativo. Pode até começar como Eduardo, com campanha na Zona da Mata. Na região, já tem muita liderança citando o nome dele como deputado federal”, garante.

Na opinião do cientista político Juliano Domingues, a candidatura de João Campos não deveria gerar nenhum assombro. “É natural que aqueles que estiveram ao redor de Eduardo sejam influenciados e passem a almejar uma carreira política da mesma maneira que filhos de médicos querem ser médicos e filhos de professores tendem a ser professores”, afirma.

Fonte: JC

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.