Motos foram responsáveis por 77% dos acidentes com vítimas no Recife em outubro

1O número de acidentes com vítima registrados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) no Recife aumentou de 217 para 238 entre setembro e outubro deste ano. Houve também um crescimento no percentual de ocorrências envolvendo motos, que passou de 74% para 77% do total. Os dados fazem parte do segundo mês do projeto Cuidado: Acidentes, do JC Trânsito. Veja o mapa (clique e use a barra de rolagem ou os dedos para ampliar e descobrir os trechos mais perigosos da capital pernambucana):

Do total de acidentes em outubro, 238, mais de 57% foram colisões entre motos e carros, o que representa 136 registros. As avenidas onde houve mais ocorrências foram a Agamenon Magalhães (7), a que tem maior fluxo de veículos no Recife, na área central além da Abdias de Carvalho (4), na Zona Oeste, e da Beberibe (3), na Zona Norte. Apesar de nenhuma via estar entre as que tiveram mais batidas, o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, foi onde houve mais acidentes entre carro e moto, 12. O Derby (10), por onde a Agamenon passa, é o segundo, seguido de Santo Amaro (8), também na área central. Só sete ocorrências envolveram as polêmicas cinquentinhas.

A maioria dos acidentes, 38%, foi durante a tarde. Trinta e três porcento aconteceram pela manhã e 25% à noite.

Em entrevista ao JC Trânsito no mês passado, quando os motociclistas já eram as principais vítimas, a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, frisou que isso não acontece só no Recife, mas reconheceu que os números são muito ruins. “Em função da vulnerabilidade do equipamento, o acidente tem uma potencialidade muito grande de ter vítima”, disse. A gestora explicou que o órgão não tem planos de prevenção de acidentes específico para motos, apesar dessa realidade, mas lembrou que foram feitas 43 intervenções na circulação de trânsito, com foco na segurança viária, e instalados 73 equipamentos de controle de velocidade. “Com isso, a ocorrência de acidentes tem menor probabilidade com relação a vítimas.”

ATROPELAMENTOS – Reduzir a velocidade também é essencial para diminuir o risco de lesões em casos de atropelamentos. Em outubro, foram registrados 28, o que representa 11% do total. As avenidas Mascarenhas de Morais, na Zona Sul, e Conde da Boa Vista, foram onde houve mais acidentes, três em cada uma. As duas têm radares. Dois atropelamentos aconteceram na Avenida Agamenon Magalhães e dois na Avenida Caxangá, na Zona Oeste.

Do total, 10 acidentes foram à noite, quando há menor luminosidade. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi-Brasil) constatou que os pedestres que usam roupas claras, principalmente à noite, ajudam – e muito – na visualização dos motoristas. Porém, o número não muda tanto em relação aos períodos da tarde, em que houve nove atropelamentos, e da manhã, com oito registros.

Você também pode enviar informações sobre acidentes e ajudar a construir esse mapa. Os nossos canais de comunicação são o Twitter @jctransito, a fanpage no Facebook (facebook.com/JCTransito), o telefone (81) 3413.6544 e o email [email protected]. É muito importante também acionar a CTTU em todos os casos de acidente, através do telefone 0800.081.1078 e do Twitter @CTTU_Recife.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.