MPF pede arquivamento de processo contra Lula e Palocci

1A Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu pelo arquivamento de um inquérito que, instaurado em 2013, investigava uma suposta transferência de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o Partido dos Trabalhadores. A decisão favorece o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, suspeitos de participação direta na negociação. A recomendação para que o caso seja arquivado será examinada pela 10ª Vara Federal Criminal do DF, especializada em lavagem de dinheiro.

Trata-se da última investigação sobre o hipotético envolvimento do ex-presidente Lula em ilícitos relacionados ao esquema de compra de votos revelado em 2005. A apuração sobre o suposto repasse da Portugal Telecom teve origem em depoimento do publicitário Marcos Valério, um dos condenados do mensalão.

Valério fez a denúncia no final do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) a título de colaboração com a Justiça, com o intuito de reduzir sua condenação no caso. O publicitário disse ao Ministério Público Federal que os repasses em pauta foram acordados em reunião no Palácio do Planalto capitaneada por Lula e Palocci. Para justificar a acusação, Valério identificou as contas no exterior por meio das quais teriam sido feitos os repasses para o PT, por parte do diretor da Portugal Telecom Miguel Horta.

Ainda segundo Valério, Lula sabia do mensalão e da suposta negociata com a empresa portuguesa, que serviria para quitar dívidas do PT contraídas nas campanhas eleitorais de 2002 e 2004. A Polícia Federal comprovou um encontro entre Valério e Horta, em Portugal, e outro entre Lula e o diretor da Portugal Telecom na presença de Palocci e do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), sem descobrir a pauta desse encontro.

Mas a PF não conseguiu rastrear os supostos repasses daquela empresa, informa o site da Folha de S.Paulo, “seja porque algumas das contas não foram localizadas, seja porque não foram identificadas movimentações financeiras capazes de indicar pagamentos aos ora investigados”. As aspas são de despacho da Procuradoria da República do DF formalizado em 3 de setembro.

Segundo a Folha apurou, de quatro contas investigadas, uma não existia e duas não puderam ser rastreadas, porque a China e a Bélgica não firmaram acordo de cooperação com o Brasil. Apenas uma conta pôde ser localizada e rastreada pela PF: levou a uma empresa corretora de grãos, com sede em São Paulo e filial na Suíça”, diz trecho da reportagem, acrescentando que não foram encontrados vínculos da suposta transferência da Portugal Telecom.

“A investigação ouviu cerca de 20 pessoas em mais de dois anos, entre elas Lula, que depôs em Brasília em dezembro de 2014, e Horta, ouvido no início deste ano. Ambos negaram os repasses. Também prestaram depoimento Palocci, Dirceu e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão”, diz outro trecho de reportagem da Folha.

Fonte: Congresso Em Foco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.