MPPE entra com ação para obrigar PCR a implantar rotas para bicicletas e a melhorar as atuais
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com uma ação civil pública para obrigar a Prefeitura do Recife (PCR) a implantar rotas para bicicletas e a melhorar as atuais. O objetivo é fazer cumprir o Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado em fevereiro de 2014 e ainda sem resultados concretos. A meta era construir 130 quilômetros até este ano, 90 na Capital. Em 2024, seriam 590 na Região Metropolitana, com atribuições do Estado (corredores) e municípios (redes complementares). Ontem, em audiência pública promovida pelo deputado estadual Edilson Silva, foi discutida a possibilidade de destinar aos projetos parte do arrecadado com o aumento do IPVA, em 2016. A pauta pode ser apreciada em meio ao pacote anticrise enviado pelo Executivo.
Até que as soluções cheguem à prática, a realidade é de insegurança. Conforme o promotor de Meio Ambiente, Ricardo Coelho, nas poucas ruas e avenidas que têm um local exclusivo para as bikes, falta manutenção. “A Prefeitura deu sinais de que não trata a questão como prioridade”, afirmou. No mesmo sentido, representantes da sociedade civil ressaltaram, na audiência, que não faltam recursos para tirar as rotas cicláveis do papel. “Foram R$ 500 milhões com a Via Mangue e R$ 70 milhões com tapa-buracos. Dava para fazer todo o PDC. Falta vontade política de mudar uma lógica voltada ao carro”, criticou o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas (Ameciclo), Guilherme Jordão.
A gerente de ciclomobilidade da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Rosaly Almeida, admitiu dificuldades, mas garantiu avanços. “Vamos receber um estudo conceitual para apresentar ao governador e as obras iniciarem. Fora isso, teremos a ciclovia da PE-15, que depende de Olinda, e um bicicletário num terminal integrado, em novembro”, explicou. Já a PCR informou, em nota, que prospectou 12 rotas cicláveis e que tem prezado pela conexão com a rede metropolitana.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário